Obras de construção do Hospital Dia na Unica de Jundiapeba estão em fase de acabamento

29 de março de 2018

A construção do Hospital Dia na Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba, atingiu 85% dos serviços concluídos e deve ser entregue nos próximos três meses. A nova unidade deverá absorver a demanda de cirurgias de pequeno e médio porte, sem necessidade de internação do paciente, desafogando o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes para ampliação do atendimento por meio do Sistema Integrado de Saúde (SIS).

Os detalhes do novo serviço foram apresentados pelo prefeito Marcus Melo nesta quinta-feira (29/03), durante visita realizada na unidade. “Com o término das obras, a Unica será uma importante referência para procedimentos cirúrgicos de um dia, o que possibilitará avançarmos com outros tipos de cirurgias e procedimentos no Hospital Municipal. Será mais um importante avanço para a Saúde em Mogi das Cruzes”, explicou.

No total, serão 299,15 m2 de área construída distribuídos em diversos ambientes, como uma sala média de cirurgia, posto de enfermagem, sala antissepsia das mãos/escovação, vestiários, copa, depósito, armazenamento de roupas sujas, armazenamento de roupas limpas, guarda de material esterilizado, utilidades, espera e recepção, área administrativa, sanitários acessíveis feminino e masculino e dois leitos de recuperação pós-anestésica.

Quem visita o local já encontra um novo prédio praticamente pronto: a unidade está totalmente coberta, com instalação de esquadrias, pisos e revestimentos internos concluídos. As próximas etapas serão realização de acabamentos finos e preparação de gramado externo. A obra está orçada em R$ 631.290,31, o que representa uma economia de 25% diante do valor inicialmente previsto, que era de R$ 841.616,91.

Paralelamente, a Administração Municipal está tramitando os processos para compra de mobiliário e equipamentos. “A licitação para compra de mobiliários já está em andamento e hoje assinamos a autorização para aquisição dos equipamentos, como laringoscópio, monitor multiparâmetros, cama hospitalar, desfibrilador e carrinho de emergência”, informou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

O Hospital Dia terá classificação Tipo II, ou seja, poderá realizar cirurgias de pequeno e médio porte com anestesia local, sem pernoite dos pacientes, como vasectomias, tratamentos cirúrgicos de varicocele, hérnia umbilical, biópsia de mama, entre outros. A capacidade para a nova unidade será de até 100 cirurgias por mês.

A Unica foi a primeira clínica de especialidades construída pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, inaugurada em 2012, garantindo um importante avanço do município em uma área de serviço de competência do Estado.  Mensalmente, a Unica realiza uma média de 1,7 mil consultas nas especialidades de Cardiologia, Cirurgia Geral, Cirurgia Vascular, Endocrinologia, Geriatria, Mastologia, Dermatologia, Gastroenterologia, Neurologia e Urologia.

Polo Municipal de Segurança

Depois de visitar a Unica, o prefeito Marcus Melo seguiu até a antiga Base da Polícia Rodoviária Estadual, na avenida Lourenço de Souza Franco, onde funcionará o futuro Polo Municipal de Segurança. No dia 22 de março, o governador Geraldo Alckmin oficializou o termo de permissão de uso, pelo Município, do imóvel. No dia seguinte, as equipes da Secretaria de Serviços Urbanos iniciaram a limpeza da área.

A Prefeitura vai desenvolver um projeto de ocupação e destinação do terreno, com base em levantamentos técnicos da Secretaria de Segurança. Paralelamente à execução dos projetos e o início da limpeza, foi determinado à Guarda Municipal que intensifique as rondas na região, para impedir vandalismo e a invasão do local por usuários de drogas.

“A implantação da base da Guarda Municipal representará um ganho importante para a segurança de Jundiapeba em virtude de sua localização estratégica e do desenvolvimento do bairro”, afirmou o prefeito Marcus Melo.