Orquestra e Banda Sinfônica emocionam público no festival internacional de Campos do Jordão

22 de julho de 2019

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes e a Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes emocionaram o público da 50ª edição do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão. As apresentações na tarde deste domingo (21/07) na Praça do Capivari demonstraram mais uma vez o talento dos músicos mogianos e a importância do investimento da Prefeitura de Mogi das Cruzes neste projeto, que oferece iniciação musical a 11 mil alunos de 16 escolas municipais da cidade.

“Parabéns ao maestro Lelis Gerson e a todos os artistas e músicos pela maravilhosa apresentação no 50º Festival de Inverno de Campos do Jordão. Mogi hoje tem 11 mil alunos das escolas municipais com iniciação à música, o maior projeto no Brasil. É uma grande satisfação gerar oportunidades e permitir que a nossa cidade seja reconhecida como a Mogi da Música”, disse o prefeito Marcus Melo, que esteve acompanhado pela presidente do Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes, Karin Melo.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes se apresentou às 13h30 com a soprano Flavia Albano e o tenor Sergio Wernec. Às 15h30 foi a vez da Banda Sinfônica Jovem, que contou com a participação do saxofonista, compositor e maestro Roberto Sion. “É uma honra muito grande participar com os dois grupos de nossa cidade deste festival internacional de música, que completa 50 anos neste ano”, disse o maestro.

O músico Roberto Sion, convidado especial da Banda Sinfônica, destacou o nível musical dos grupos mogianos. “O nível musical que já alcançaram é algo que me deixa extremamente orgulhoso como profissional que sempre desejou ver nosso nível artístico crescer. E isto está acontecendo. Sucesso sempre e merecido ao projeto tão abrangente e importante que estão realizando”. O maestro Lelis Gerson recebeu um certificado em reconhecimento pelo seu trabalho  entregue pelo maestro César Custódio, delegado da Ordem dos Músicos do Brasil.

A Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes integra o projeto “Pequenos Músicos... Primeiros Acordes na Escola”, desenvolvido pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação. A iniciativa viabiliza a inclusão de aulas de musicalização e ensino sinfônico na grade curricular dos alunos das escolas municipais. Hoje, o projeto atende cerca de 11 mil crianças e jovens, que participam das aulas em bandas escolares e bandas de nível avançado.

O grupo, assim como a Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes, é administrado pela Sinfônica de Mogi das Cruzes, entidade sem fins lucrativos e atua desde 2003 na cidade, que atuando também com aulas gratuitas do naipe de cordas, trabalho com camaratas, “Novos Olhares” e o coral Canarinhos do Itapety. (Kelli Correa de Brito).