Prefeito autoriza abertura de licitação para construção de novo complexo da saúde

14 de setembro de 2018

O prefeito Marcus Melo assinou nesta sexta-feira (14/09) a abertura do processo de licitação para construção do novo complexo multifuncional da Saúde na avenida Pedro Romero, ao lado da UPA do Rodeio. Serão mais de 3 mil m2 de área construída numa edificação de dois pavimentos que reunirá Clínica do Homem, Pró-Hiper e UnicaFisio.

Por conta da chuva, o evento que seria realizado na área do futuro empreendimento acabou transferido para o auditório do prédio sede da Prefeitura. Na abertura, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Cláudio Rodrigues, apresentou detalhes do projeto. “Além de uma arquitetura moderna, o grande diferencial do novo complexo será a sustentabilidade”, adiantou.

A edificação contará com diversos recursos de sustentabilidade, como sistema de reutilização de águas pluviais, placas de energia solar, arborização, muro verde, pavimento em concreto permeável, iluminação e ventilação naturais, telhas metálicas termoacústicas.

A nova unidade oferecerá atendimento ambulatorial especializado na saúde dos homens, com consultas e exames, além de atendimentos de promoção à saúde, convivência e prática esportiva para idosos e reabilitação fisioterápica. A nova clínica Unica, por exemplo, oferecerá o atendimento ambulatorial para a realização de exames (ultrasom, holter, teste ergométrico), consultas agendadas em especialidade diversas como endocrinologia, neurologia, vascular, geriatria, nutricionista, proctologia e cardiologia.

O bloco destinado ao Pró-Hiper abrigará academia, quadra de voleibol coberta, três piscinas cobertas (uma para uso terapêutico e duas para uso recreativo). “Os novos serviços foram planejados com base nas principais demandas existentes na cidade na área da saúde”, explicou o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A escolha do local, como informou o prefeito Marcus Melo, foi baseada principalmente nas solicitações da população da região de Cezar de Souza. “Já temos a Unica em Jundiapeba, o Hospital Municipal e a UnicaFisio em Braz Cubas. Agora estamos levando para Cezar de Souza um novo complexo de Saúde, reunindo serviços e atendimentos importantes e diversos”, pontuou.

O futuro equipamento deverá atender uma média de 1,5 mil idosos e realizará mais de 6 mil atendimentos mensais, dos quais 2,5 mil consultas médicas. A abertura da licitação foi autorizada durante o evento, mas as obras de construção devem ser iniciadas em 2019.