Prefeito prestigia início da Campanha de Vacinação contra a Gripe na Vila Suíssa

10 de abril de 2019

O prefeito Marcus Melo e o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, estiveram, nesta manhã de quarta-feira (10/4), no Posto de Saúde da Vila Suíssa, para a abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Mogi das Cruzes. Nesta fase, que prossegue até o dia 18, estão sendo imunizadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas com até 45 dias pós-parto.

A partir de 22 de abril, a dose estará liberada para todos os grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes; puérpera com até 45 dias pós-parto; idosos a partir dos 60 anos; profissionais de saúde; professores de escolas públicas e privadas; e portadores de doenças crônicas (conforme critérios do Ministério da Saúde).

“É muito importante que todos os grupos prioritários sejam imunizados para evitar a doença, principalmente antes do período de inverno”, afirmou o prefeito, que aproveitou a oportunidade para visitar a unidade, conversando com profissionais e pacientes.

Neste ano, a principal novidade é a ampliação da idade final para imunização das crianças, que passa a ser de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias (6 anos incompletos). “Até ano passado a idade final era de 5 anos incompletos. Essa ampliação atende uma faixa importante da população infantil, garantindo ainda mais proteção às nossas crianças”, informou o secretário.

Cleide Ana André de Oliveira, moradora no bairro do Rodeio, aproveitou a ida à unidade de saúde para uma consulta do filho Lucas, de um ano, com a pediatra, para realizar a imunização do pequeno. “É uma proteção muito importante, que não podemos deixar de realizar”, garante.

No ano passado, Mogi das Cruzes registrou 29 casos de Influenza A causadas por diferentes subtipos de vírus. Deste total, seis pacientes foram a óbito. Neste ano, até o momento, foram registrados dois casos e nenhum óbito.

Acamados

Até o dia 30 de abril, também é possível efetuar o cadastro para pacientes acamados que não tenham condições de sair da residência. O cadastro deve ser feito pelo 4798-6768, das 8 às 11h30 e das 14 às 16h30 e o responsável precisa informar nome completo do paciente, data de nascimento, endereço, telefone e informações sobre as condições de saúde para avaliação prévia.

Dicas de prevenção da Gripe

- Lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool, principalmente antes das refeições;

- Jogar fora lenços descartáveis usados para cobrir boca e nariz, ao tossir ou espirrar;

- Evitar aglomerações e contato com pessoas doentes;

- Não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;

-Não dividir copos ou talheres;

-Procurar assistência médica se surgirem sintomas e evitar a automedicação.