Prefeitura e Santa Casa anunciam novo mutirão de catarata e reforma do Pronto Socorro

04 de outubro de 2018

A Prefeitura de Mogi das Cruzes e a Santa Casa de Misericórdia realizaram nesta quinta-feira (04/10) o lançamento do novo Mutirão de Catarata e do início das obras de reforma e ampliação do Pronto Socorro. O prefeito Marcus Melo, o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, e o provedor Austelino Mattos, apresentaram detalhes às autoridades, profissionais de saúde e colaboradores.

Na abertura, a arquiteta Elizabeth Rosa explicou o projeto de ampliação do Pronto Socorro. A unidade de urgência e emergência será totalmente readequada, em etapas, para melhorar a qualidade do atendimento prestado à população. A reforma é resultado de uma emenda parlamentar do então deputado federal Valdemar Costa Neto e faz parte de um planejamento da Provedoria e da Mesa Administrativa, dentro da gestão compartilhada com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, que se estenderá para outros setores visando a modernização do hospital.

Na sequência, o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, falou sobre o novo mutirão. Nos próximos seis meses, serão realizadas 270 cirurgias de catarata a mais para pacientes mogianos que já aguardavam pelos procedimentos. Os contatos já estão sendo feitos pela Secretaria Municipal de Saúde. “Este é o segundo mutirão de catarata realizado em pouco mais de um ano, contribuindo para reduzir significativamente a espera por esse procedimento”, explica Cusatis, pedindo aos pacientes contatados que não faltem às consultas ou exames nas datas e horários agendados.

A Oftalmologia está entre as especialidades ofertadas pelo Governo do Estado e o mutirão é uma iniciativa da Prefeitura de Mogi das Cruzes para garantir atendimento à fila de espera. “A Santa Casa tem buscado melhorias ao longo dos anos e a Administração Municipal é uma importante parceira”, afirmou o provedor, Austelino Pinheiro de Mattos.

O prefeito Marcus Melo ressaltou a importância dos investimentos em saúde para oferecer serviços ainda mais qualificados à população. “Buscar recursos e parcerias é um trabalho contínuo, que reafirma o nosso compromisso com a Santa Casa e com a população que utilizado esse importante equipamento”, afirmou o prefeito.

O novo mutirão terá investimento total de R$ 250 mil repassados por meio de emenda parlamentar da senadora Martha Suplicy. Além das cirurgias, o atendimento inclui exames pré-operatórios, como hemograma, glicemia, eletrocardiograma, avaliação cardiológica, e procedimentos oftalmológicos, como fundoscopia, mapeamento de retina e tonometria, e consultas de retorno pós-cirúrgico.

Já a reforma do Pronto Socorro está orçada em R$ 402 mil e será executada pelos próximos oito meses. Paralelamente, a Santa Casa já prepara a reforma da Maternidade e UTI Neonatal. Com 145 anos de história, a  Santa Casa de Mogi das Cruzes tornou-se uma referência em Mogi das Cruzes e Alto Tietê para atendimentos de Ortopedia, Maternidade de Alto Risco, Oftalmologia, Neurologia e Neurocirurgia.

Também participaram do evento o presidente da Câmara Municipal, Pedro Komura, e o vereador Mauro Araújo, além do médico e coordenador da Oftalmologia da Santa Casa, Fernando Boucault, entre outras autoridades, colaboradores e convidados.