Prefeitura entrega Hospital Dia da Unica e apresenta projeto para nova UPA Jundiapeba

20 de setembro de 2018

O prefeito Marcus Melo entrega nesta sexta-feira (21/09), às 10 horas, o Hospital Dia da Unica – Unidade Clínica Ambulatorial, em Jundiapeba. A nova unidade realizará cirurgias de pequeno e médio porte com anestesia local, sem necessidade de internação dos pacientes, contribuindo para liberação de vagas para a realização de procedimentos mais complexos no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes.

No total, serão 300 metros quadrados de área construída, com estruturas diversas como sala de cirurgia, leitos de recuperação pós-anestésica, posto de enfermagem, sala de antissepsia das mãos/escovação, vestiários, copa, DML, armazenamento de roupas sujas, armazenamento de roupas limpas, guarda de material esterilizado, utilidades, espera e recepção, área administrativa, sanitários acessíveis feminino e masculino.

Entre os exemplos de procedimentos que serão realizados no local estão vasectomias, varicocele, hérnia umbilical, biópsia de mama, pequenos procedimentos de otorrinolaringologia, entre outros. A capacidade será para até 350 cirurgias por mês e a gestão será feita pelo Cejam – Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim, organização social de saúde que venceu o chamamento público para gerenciamento da Unica.

UPA Jundiapeba

Durante o evento, o prefeito também assinará a abertura do processo de licitação para construção de uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Jundiapeba. Será a terceira UPA de Mogi das Cruzes, que já conta com equipamentos nos bairros do Rodeio e Oropó.

O equipamento terá cerca de 1,5 mil metros de área construída e será implantado na rua Dr. Francisco Soares Marialva, esquina com a avenida José de Souza Branco e rua Cecília da Rocha, com facilidade de acesso para moradores do Distrito e bairros próximos.

O projeto prevê a construção de um prédio de aproximadamente 1,5 mil metros quadrados organizado por setores: Pronto Atendimento; Apoio Diagnóstico e Terapia; Urgência; Observação; Apoio Administrativo; e Apoio Técnico e Logístico. A nova unidade será uma UPA porte II e terá uma média de 8 mil pessoas por mês.