Prefeitura entrega prédio da UPA Jundiapeba neste sábado, dia 27

26 de junho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entrega neste sábado (27/6), às 10 horas, as instalações da UPA - Unidade de Pronto Atendimento 24 horas de Jundiapeba, que fica na rua Dr. Francisco Soares Marialva, entre a avenida José de Souza Branco e Cecília da Rocha. A nova unidade tem localização estratégica e facilidade de acesso à toda população do Distrito e proximidades.

A UPA 24 horas de Jundiapeba será a terceira de Mogi das Cruzes, ao lado de outras unidades já instaladas no Rodeio e Oropó, e a oitava unidade de pronto atendimento na cidade. “Nossa proposta é ampliar e qualificar a oferta de atendimentos de urgência e emergência no município, especialmente em Jundiapeba, região com grande demanda populacional e em pleno crescimento”, explica o prefeito Marcus Melo.

Com a entrega do prédio, a Secretaria Municipal de Saúde trabalha na aquisição de alguns equipamentos que ainda faltam para colocar a unidade em funcionamento. Paralelamente, prepara também a equipe que irá atuar no local para início dos atendimentos.

A nova unidade será uma UPA de porte 1 e contará com consultórios médicos e de enfermagem, 11 leitos (sendo 2 de isolamento), salas de observação, raio-X, eletrocardiografia, exames laboratoriais, entre outros espaços. No total, o valor da obra ficou em R$ 3.729.902,55, uma economia de R$ 1,5 milhão em relação ao valor estimado inicialmente, que era de R$ 5.329.000,00.

Estrutura

As UPAs funcionam como um grande Pronto Socorro, com equipamentos de ponta, medicamentos de alto custo e profissionais especializados para atender qualquer caso de urgência ou emergência. Funcionam 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender crianças e adultos em situações como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido e com resolutividade.

Entre as principais instalações estão áreas para Pronto Atendimento, Apoio Diagnóstico e Terapia, Urgência, Observação, Apoio Administrativo e Apoio Técnico/Logístico. Conta com consultórios, 11 leitos distribuídos em uma ampla sala de observação para até 24 horas de permanência. Terá capacidade para realizar até 8 mil atendimentos por mês.