Saúde anuncia demanda livre para pacientes com suspeita de dengue durante audiência pública

27 de fevereiro de 2024
Audiência pública da Saúde apresentou informações de atendimentos realizados de setembro e dezembro do ano passado

A Secretaria Municipal de Saúde inicia, nesta quarta-feira (28/02), atendimento sem agendamento prévio para pessoas com suspeita de dengue em qualquer Posto de Saúde ou unidade da Estratégia Saúda da Família, das 8 às 12 horas. A medida é válida para pacientes com idade a partir de 13 anos – as crianças devem ser conduzidas preferencialmente ao Vagalume e ao Pronto Atendimento 24 horas do Hospital Municipal.

A novidade foi confirmada durante a 79ª prestação de contas do 3º quadrimestre de 2023, realizada nesta terça-feira (27), no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. O secretário municipal de Saúde, William Harada, acompanhado da adjunta Rosângela Cunha, apresentou os principais dados de atendimentos realizados entre os meses de setembro e dezembro e esclareceu dúvidas sobre demandas atuais.

“Mogi das Cruzes trabalha no combate e prevenção da dengue o ano todo, mas está com ações intensificadas desde o início de 2024 em virtude da alta de casos e trabalhos pontuais para garantirmos respostas rápidas às atuais demandas”, informou a secretária adjunta. Neste ano, até o momento, o município tem 252 casos confirmados de dengue e 976 exames aguardando resultados.

A audiência foi conduzida pela vereadora Malu Fernandes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal, ao lado do vereador Edson Santos, além de outros vereadores e assessores presentes que puderam esclarecer suas principais dúvidas.
Na Atenção Primária, foram ofertadas 115.243 consultas distribuídas entre Clínica Médica (51.386); Ginecologia e Obstetrícia (25.948); Pediatria (20.935) e Enfermagem (15.977). Entre os exames de Rede Básica, foram realizadas 65.177 coletas laboratoriais e 8.950 coletas de Papanicolau. No total, foram realizados 449.425 exames, ou seja, uma média de sete análises distintas por paciente.

Já a Estratégia Saúde da Família realizou 320.090 visitas domiciliares no último quadrimestre de 2023, além de 39.692 consultas médicas, 18.485 consultas de enfermagem, 17.179 consultas odontológicas. Atualmente, o município soma 88.519 pessoas cadastradas em 17 unidades.

A Área de Atenção Especializada inclui exames, consultas e procedimentos de diversas especialidades ofertadas pelo município e pelo Governo do Estado, além das auditorias dos serviços prestados. De setembro a dezembro do ano passado, foram realizadas 5.781 auditorias entre autorizações de internação hospitalar do Hospital Municipal e Santa Casa e de prontuários relacionados a convênios e contratos.

No último quadrimestre de 2023, foram realizadas 61.109 consultas de especialidades, das quais 53.536 em unidades da gestão municipal, como a Única de Jundiapeba, e 7.573 em unidades estaduais. Também foram realizados 62.472 exames diagnósticos (56.899 na rede municipal e 5.573 na rede estadual).