Saúde apresenta Plano de Contingência de Sarampo para hospitais e Pronto Atendimentos

22 de março de 2019

Na manhã desta sexta-feira (22), a Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, reuniu representantes de todos os Hospitais e Pronto Atendimentos da cidade para apresentar o Plano de Contingência de Sarampo – Município de Mogi das Cruzes 2019. Participaram diretores, médicos, enfermeiros, representantes do Núcleo de Epidemiologia e laboratórios da cidade.

O objetivo da reunião foi atualizar as unidades hospitalares e de Pronto Atendimento sobre doenças de notificação compulsória, com destaque para o sarampo, em função dos casos registrados em diferentes partes do país. Mogi das Cruzes não tem nenhum caso de sarampo, mas a prevenção e o monitoramento devem ser constantes.

Durante o encontro, os representantes de hospitais e serviços de saúde receberam cópia do Plano de Contingência de Sarampo, orientações técnicas para atualização de dados epidemiológicos sobre doenças como dengue, febre amarela, sarampo e Influenza, informações sobre atendimento a casos de Influenza, como grupos de risco, tratamento e locais de dispensação de medicamentos, e sobre atendimentos de pacientes vítimas de violência sexual.

O secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra, fez questão de prestigiar o encontro e destacou a importância da atualização para os profissionais que prestam atendimento em hospitais e Pronto Atendimentos da cidade. “Fico feliz em ver o empenho, a dedicação e o interesse de todos vocês. Vamos continuar intensificando os projetos, ampliar a qualidade dos atendimentos em favor da nossa cidade”, afirmou ele, colocando a Secretaria Municipal de Saúde à disposição para esclarecimentos necessários.

A médica Tereza Nihei, acompanhada do enfermeiro Hector Trevor Campos da Silva, e da médica Sandra Cristina Funari Xavier, apresentou informações técnicas sobre todos os assuntos abordados. “A partir do dia 22 de fevereiro, quando foi registrado um surto de sarampo em um navio em Santos, nosso monitoramento precisou ser intensificado e recebemos novas orientações do Governo do Estado que precisavam ser compartilhadas com as unidades de atendimento de urgência e emergência visando ações rápidas em caso de necessidade”, explicou Tereza.

Entre as medidas está a criação de um grupo para monitoramento imediato em caso de notificação suspeita de sarampo na cidade. O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças menores de um ano. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias, e os principais sintomas são febre alta (acima de 38,5º) e manchas vermelhas pelo corpo (com início na face e atrás das orelhas), acompanhadas de sintomas respiratórios, como tosse ou coriza, ou conjuntivite.

A forma mais eficaz de prevenir o sarampo é a vacina, que faz parte do calendário de rotina. Quem tem menos de 29 anos deve ter duas doses da vacina registradas em sua caderneta. A partir dessa faixa etária, deverá ter pelo menos uma. Em caso de dúvida, procure uma unidade de saúde levando a caderneta de vacinação.