Saúde convoca beneficiários do Bolsa Família para a pesagem obrigatória

Secretaria de Saúde

12 de agosto de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
Pesagem do Bolsa Família pode ser feita em qualquer unidade de saúde (foto: Arquivo/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde está convocando famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família para realizarem o acompanhamento obrigatório para o segundo semestre de 2019. O público assistido deve procurar qualquer Posto de Saúde ou Unidade de Saúde da Família (USF) até o mês de dezembro.

O acompanhamento de saúde é um dos requisitos obrigatórios para a manutenção do benefício e precisa ser cumprido duas vezes por ano, sendo uma no primeiro e outra no segundo semestre. Devem ser acompanhadas crianças menores de sete anos, mulheres de 14 a 44 anos e todas as gestantes. 

O objetivo do acompanhamento é monitorar o estado nutricional, vacinação e pré-natal dos beneficiários, sendo necessário o comparecimento às Unidades de Saúde munidos do cartão do Programa Bolsa Família, caderneta de vacinação das crianças, cartão da gestante e Cartão SIS – Sistema Integrado de Saúde.

O Programa Bolsa Família atende atualmente 26.345 famílias em Mogi das Cruzes. Os beneficiários esperados para a realização do acompanhamento obrigatório do 2º semestre de 2019 somam 37.972 pessoas, destas, 15.194 são crianças menores de sete anos.

As outras condicionalidades para manutenção do Programa Bolsa Família são: matricular crianças e adolescentes de 6 a 17 anos na escola; frequência escolar mínima de 85% (alunos de 6 a 15 anos) e 75% (16 a 17 anos) e recadastramento dos dados a cada dois anos no Cras - Centro de Referência em Assistência Social.

Mais informações sobre a pesagem podem ser obtidas pelo telefone 4798-6735.