Saúde inicia convocação de pacientes que esperam por cirurgias de catarata

Secretaria de Saúde

31 de julho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde inicia nesta segunda-feira (03/08) a convocação de pacientes que já aguardam por cirurgias de catarata para uma consulta preparatória. Na avaliação, o profissional fará os encaminhamentos para realização de exames pré-operatórios aos pacientes aptos para o procedimento. O objetivo é zerar a fila espera para esse tipo de procedimento até o final do ano. 

No total, serão convocados 1.988 pacientes encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde e Santa Casa de Misericórdia. “No começo do ano tínhamos programado diversos mutirões para zerar filas de espera nas principais demandas da saúde na cidade. Infelizmente, a pandemia do novo coronavírus nos obrigou a adiar esses procedimentos, que estão sendo retomados com toda cautela e cuidado necessários”, explica o prefeito Marcus Melo.

A maioria dos casos de catarata desenvolve-se lentamente ao longo de anos e o principal sintoma é a visão embaçada, como se a pessoa estivesse olhando por um vidro opaco. Quando a catarata interfere nas atividades normais do indivíduo, o cristalino embaçado pode ser substituído por lentes artificiais transparentes, um procedimento ambulatorial seguro. Para sua realização, serão adotados todos os protocolos de segurança. 

O mutirão é resultado do credenciamento de duas clínicas especializadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para realização dos procedimentos: Instituto de Olhos Parolin e Hospital Visão. Para isso, a Prefeitura de Mogi irá pagar tabela SUS – Sistema Único de Saúde, ou seja, R$ 920,11 por cada cirurgia de catarata, com investimento total de R$ 1.829.178,68, entre pré-operatório, cirurgia, consultas pré e pós. 

Quem está a espera pelo procedimento, já tendo efetuado o encaminhamento por meio da Secretaria Municipal de Saúde ou da Santa Casa, deve aguardar pela convocação da equipe de agendamento nos próximos dias. Os pacientes serão encaminhados para uma das unidades de atendimento especializado. O Instituto de Olhos Parolin fará o atendimento em uma carreta adaptada montada na rua Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, 3.500, na Vila da Prata (Espaço La Vince) e o Hospital da Visão de Bebedouro locou espaço na Rua Barão de Jaceguai, 1.337, no Centro.