Saúde mantém a recomendação de isolamento social para os mogianos

Secretaria de Saúde

08 de maio de 2020
A doença provocada pelo novo Coronavírus é oficialmente conhecida como COVID-19, sigla em inglês para “coronavirus disease 2019”

Para os próximos dias, especialistas indicam uma alta nos índices de contaminação pelo novo coronavírus em todo o país e a principal orientação continua sendo ficar em casa. O Brasil bateu recordes diários de mortes na última semana, passando de 600 novos óbitos por dia, e o Estado de São Paulo concentra os maiores números de casos e vítimas fatais. 

Mogi das Cruzes tem o maior número de casos confirmados de contágio por coronavírus no Alto Tietê, com 390 pacientes infectados até sexta-feira (07/5), mas não lidera o número de óbitos, com 27 vítimas fatais confirmadas. “Sabemos o quanto é difícil para todos, mas o isolamento social tem se mostrado efetivo em nossa cidade. Por isso, quem puder, deve continuar em casa”, orienta o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.

Quem precisar sair para trabalhar ou comprar produtos essenciais deve manter uma rotina de cuidados e usar a máscara facial, obrigatória para circulação na cidade desde o dia 7 de maio. A utilização de máscaras é recomendada pelo Ministério da Saúde e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para diminuir as chances de contágio e elas devem cobrir nariz e boca e devem ser trocadas a cada duas horas (no caso dos acessórios caseiros) ou de acordo com orientações do fabricante.

Outros cuidados devem ser adotados na rotina de toda população, como a lavagem periódica das mãos, o uso de álcool gel e a etiqueta respiratória, ou seja, cobrir tosse ou espirros e usar sempre lenços de papel descartável.