Saúde promove encontro bimestral de cuidadores do Programa Melhor em Casa

08 de agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Saúde promove no próximo dia 23 de agosto (quinta-feira), um novo Encontro de Cuidadores de Pacientes do Programa Melhor em Casa. Aberto ao público interessado, o evento é uma oportunidade para a troca de informações e experiências sobre cuidados paliativos e domiciliares para pacientes acamados ou idosos. Será realizado das 9 às 11h30 no auditório (rua Manuel de Oliveira, 30, 1º andar, no bairro do Mogilar).

Entre os temas abordados no encontro estão: Protocolo e Portaria do Programa Melhor em Casa; O que é Cuidar; Lesão por Pressão; Cuidados da Traqueostomia e Sonda Nasoenteral; Dinâmica de Grupo. “Embora não seja um curso profissionalizante, os encontros são excelentes oportunidades para obter orientações sobre cuidados de rotina para pacientes acamados e idosos diretamente com profissionais altamente capacitados e com vasta experiência”, explica a diretora de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Durante o encontro, os participantes também poderão trocar experiências sobre noções gerais de primeiros socorros, cuidados com vestiário, alimentação, medicação, higiene, principais doenças, acompanhamento, qualidade de vida, cuidados anti-quedas, mobilidade, entre outras situações do cotidiano.

O Melhor em Casa é um serviço de alta complexidade que presta assistência domiciliar multiprofissional e integral aos pacientes portadores de patologias crônicas e invalidantes, com total impossibilidade de locomoção.

Os Encontros de Cuidadores do Programa Melhor em Casa são realizados bimestralmente. Os próximos eventos já programados serão realizados nos dias 23 de agosto e 25 de outubro, respectivamente. A participação é livre e gratuita.