Saúde promove rodas de conversa e capacitações sobre Aleitamento Materno

Secretaria de Saúde

02 de agosto de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade
Programa Mãe Mogiana preparou decoração especial para promover as rodas de conversa sobre importância do aleitamento materno (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Mogi das Cruzes. O objetivo é ampliar informações sobre a importância de amamentar e os inúmeros benefícios para a mãe, para o bebê e para a comunidade em geral. Neste ano, o tema nacional é "Amamentar é a Base da Vida”.

Para lembrar a data, estão sendo promovidas rodas de conversa nas unidades de saúde com esclarecimentos e orientações sobre o aleitamento materno. No Mãe Mogiana, o trabalho será realizado durante todo o mês de agosto, aproveitando o fluxo diário de gestantes. Nos dias 9 (quinta) e 10 (sexta) de agosto, serão realizadas capacitações dos funcionários do Alojamento Conjunto e da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi.

A Organização Mundial de Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, prática incentivada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem contribuído para reduzir o índice de mortalidade infantil. Em 2017, a taxa de Mortalidade Infantil de Mogi das Cruzes foi de 9,48 por 1 mil nascidos vivos, menor índice registrado desde 2000, conforme levantamento preliminar apresentado no último mês de fevereiro.

O aleitamento materno reforça o vínculo entre mãe e filho e garante boa saúde ao bebê, com proteção para várias doenças. “O aleitamento materno é também benéfico para a família e para a sociedade, além de ser sustentável”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Paula Mateus.

Nos encontros, as mães e gestantes recebem orientações para problemas comuns, como rachaduras no bico do seio e mamas empedradas, que são as principais queixas entre as mulheres que estão iniciando o aleitamento dos seus filhos.

O Banco de Leite funciona no prédio do Pró-Mulher, que fica na rua Manoel de Oliveira, nº 30, no bairro do Mogilar. Informações pelo telefone 4798-7343.