Saúde promove rodas de conversa e capacitações sobre Aleitamento Materno

02 de agosto de 2018
Programa Mãe Mogiana preparou decoração especial para promover as rodas de conversa sobre importância do aleitamento materno (foto: Divulgação/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde preparou uma programação especial para comemorar a Semana Mundial do Aleitamento Materno em Mogi das Cruzes. O objetivo é ampliar informações sobre a importância de amamentar e os inúmeros benefícios para a mãe, para o bebê e para a comunidade em geral. Neste ano, o tema nacional é "Amamentar é a Base da Vida”.

Para lembrar a data, estão sendo promovidas rodas de conversa nas unidades de saúde com esclarecimentos e orientações sobre o aleitamento materno. No Mãe Mogiana, o trabalho será realizado durante todo o mês de agosto, aproveitando o fluxo diário de gestantes. Nos dias 9 (quinta) e 10 (sexta) de agosto, serão realizadas capacitações dos funcionários do Alojamento Conjunto e da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Mogi.

A Organização Mundial de Saúde preconiza o aleitamento materno exclusivo até o sexto mês de vida, prática incentivada pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde que tem contribuído para reduzir o índice de mortalidade infantil. Em 2017, a taxa de Mortalidade Infantil de Mogi das Cruzes foi de 9,48 por 1 mil nascidos vivos, menor índice registrado desde 2000, conforme levantamento preliminar apresentado no último mês de fevereiro.

O aleitamento materno reforça o vínculo entre mãe e filho e garante boa saúde ao bebê, com proteção para várias doenças. “O aleitamento materno é também benéfico para a família e para a sociedade, além de ser sustentável”, explica a coordenadora do Banco de Leite, Paula Mateus.

Nos encontros, as mães e gestantes recebem orientações para problemas comuns, como rachaduras no bico do seio e mamas empedradas, que são as principais queixas entre as mulheres que estão iniciando o aleitamento dos seus filhos.

O Banco de Leite funciona no prédio do Pró-Mulher, que fica na rua Manoel de Oliveira, nº 30, no bairro do Mogilar. Informações pelo telefone 4798-7343.