Saúde realiza 1,7 milhões de procedimentos nos primeiros quatro meses deste ano

22 de maio de 2018

O secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis, apresentou nesta terça-feira (22/05) o balanço das principais atividades e atendimentos de saúde realizados no primeiro quadrimestre de 2018, no auditório da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes. A prestação de contas é realizada em cumprimento à Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012.

Nos meses de janeiro, fevereiro, março e abril, as unidades de saúde realizaram 1.790.307 procedimentos entre ações de promoção e prevenção em saúde, procedimentos clínicos, cirúrgicos e com finalidade diagnóstica. Também foram realizadas 62.626 visitas domiciliares pelos agentes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e 16.805 consultas médicas, num total de 17.363 famílias cadastradas.

Durante a audiência pública, coordenada pelo presidente da Comissão Permanente de Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal, Francisco Bezerra, o secretário também apresentou detalhes do orçamento da saúde. Em 2018, os recursos somam R$ 289.562.619,70, sendo R$ 174.786.615,49 do tesouro municipal (60,36%), R$ 11.863.254,25 em recursos de transferência estadual (4,10%) e R$ 102.912.749,96 de verbas federais (35,54%).

O secretário apresentou um balanço das principais atividades em andamento e alertou para a baixa adesão dos mogianos à Campanha de Vacinação contra a Gripe, que ainda precisa vacinar cerca de 50 mil pessoas dos grupos prioritários. Falou, ainda, sobre os altos índices de absenteísmo registrados entre pacientes com consultas agendadas na Rede Básica de Saúde.

“O SIS disponibiliza uma série de recursos para confirmação ou cancelamento da consulta totalmente gratuitos para os pacientes, seja pelo celular, telefone fixo ou mensagem. Quem não puder comparecer deve avisar com antecedência e liberar a vaga para outra pessoa”, ressaltou.

No primeiro quadrimestre deste ano, a média de absenteísmo foi de 21%, mas alguns setores apresentaram índices ainda mais altos de faltas dos pacientes. Nas consultas de Odontologia, por exemplo, o índice foi de 31%, com 2.505 pacientes faltosos entre os meses de janeiro e abril. Nas consultas de puerpério (pós-parto), o índice foi de 30%, o que resultou em 236 consultas perdidas.

Santa Casa

No final da apresentação da Secretaria Municipal de Saúde, o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Austelino Pinheiro de Mattos, apresentou detalhes da receita e despesa do hospital, além dos principais serviços e atendimento realizados unidade. O destaque foi a Maternidade, carro-chefe dos atendimentos e referência para o Alto Tietê. “O número de partos pactuados é 390 por mês, mas, somente no primeiro trimestre deste ano, foram realizados uma média de 466 partos/mês, ou seja, 20% a mais”, informou. Na UTI Neonatal, o atendimento pactuado é para 44 atendimentos por mês, mas o número chegou a 58 entre os meses de janeiro e março.