Saúde realiza varreduras de vacinação contra o sarampo neste sábado

23 de agosto de 2019
Vacina aplicada é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (foto: Divulgação / PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde realiza neste sábado (24/08) novas varreduras para vacinação contra o sarampo. O trabalho será realizado em três quarteirões do Jardim Rodeio, Vila Suíssa e Vila Natal, respectivamente, onde foram confirmados casos de sarampo. Atualmente, Mogi das Cruzes soma 12 casos.

Nas ações de varredura, os técnicos percorrem todo o quarteirão da residência do paciente confirmado para a atualização da vacina contra o sarampo. O objetivo é conter o avanço da doença e garantir proteção pessoal para as pessoas que possam ter tido contato com a vítima.

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa e que pode evoluir para casos graves. A pessoa infectada pode apresentar diversos sintomas como febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza, congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias.

“É muito importante que, em caso de dúvida, os munícipes procurem auxílios dos profissionais da Saúde, que estão à disposição, ofertando um atendimento de qualidade e humanizado para os cidadãos”, explica o secretário municipal de Saúde, Francisco Bezerra.

A vacina aplicada é a tríplice viral, que oferece imunização contra sarampo, rubéola e caxumba e está prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI) aos 12 meses de idade, com reforço aos 15 meses. Desde a semana passada, Mogi das Cruzes está imunizando também bebês entre seis e 11 meses, conforme orientação do Ministério da Saúde.

Crianças, adolescentes e jovens adultos com idade entre 1 e 29 anos devem ter duas doses da vacina. Quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter, pelo menos, uma dose comprovada. A vacinação contra o sarampo pode ser realizada em qualquer Posto de Saúde de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30.