Saúde retoma consultas e atendimentos eletivos nas unidades de saúde

Secretaria de Saúde

16 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

A Secretaria Municipal de Saúde está retomando os atendimentos médicos, consultas e exames, ligando para os pacientes que tiveram seus procedimentos cancelados no início da pandemia. A retomada está sendo realizada em todos os postos de saúde com horários espaçados entre as consultas para evitar grandes aglomerações de público. 

Em todas as unidades, são adotados os cuidados de acesso necessários, respeitando números reduzidos de pessoas, uso de máscaras e um planejamento especial para garantir a segurança dos pacientes e profissionais. 

“Em cada posto de saúde estamos mantendo um médico para atendimento às demandas espontâneas e os demais profissionais para as consultas agendadas”, explica a diretora de Rede Básica da Secretaria Municipal de Saúde, Rebeca Barufi.

Desde o início da pandemia, apesar da suspensão dos agendamentos, todas as unidades de saúde permaneceram abertas para atendimentos emergenciais, como alta de pressão, ou imprescindíveis, como a troca de receitas de medicamento de uso contínuo. Já a Única de Jundiapeba funcionou, desde o final de março, como referência para emergências de saúde não Covid-19, atendendo pacientes agendados conforme demandas. 

Neste momento, não há necessidade do paciente ligar, basta aguardar um telefonema da Secretaria Municipal de Saúde para obter informações sobre a data da consulta aguardada. A orientação é diferente para quem tem sintomas suspeitos do novo coronavírus. Neste caso, a principal orientação continua sendo para ligar no Disk Corona: 4798-5160 ou procurar o Hospital Municipal, onde funciona o Centro de Referência do Coronavírus.