Secretaria Municipal de Saúde realiza testes gratuitos de hepatite B e C, sífilis e HIV

24 de julho de 2018

O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria Municipal de Saúde, realiza esta semana um trabalho de testagem para hepatites B e C, sífilis e HIV. Uma unidade móvel (microônibus) faz o atendimento e a coleta de sangue, além de oferecer orientações e distribuir material de prevenção à população, como panfletos e preservativos. Os resultados ficam prontos em 10 dias e podem ser retirados na unidade de saúde Unidade de Atenção aos Programas de Saúde 2 (avenida Fausta Duarte de Araújo, 412, Jardim Santista), das 8h às 16h. As pessoas que tiverem interesse em realizar a coleta precisam apresentar documento com foto (RG, CNH ou carteira de trabalho).

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção contra as doenças. Por isso, passou-se a utilizar o termo "Julho Amarelo" para dar nome às ações de prevenção. No próximo sábado, dia 28, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. De acordo com o Ministério da Saúde, três milhões de brasileiros estão infectados pela hepatite C, mas não sabem que têm o vírus. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 3% da população mundial seja portadora de hepatite C crônica. A falta do conhecimento da existência da doença é o principal desafio, por isso a recomendação é para que todas as pessoas com mais de 45 anos de idade façam o teste gratuitamente em qualquer posto de saúde e, no caso positivo, façam o tratamento - que está disponível na rede pública de saúde.

• 25/07 - Associação de Moradores da Vila Moraes, das 9h30 as 12h30
  • 25/07 - Capacitação contra hepatite C para médicos (clínicos geral e pediatras) da rede de atenção básica
  • 30/07 - Estacionamento do Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, das 9h30 as 12h30
  • 31/07 - Pátio da Prefeitura de Mogi das Cruzes, das 10h as 16h