Secretário de Saúde trabalha na implantação de consórcio regional do Condemat

05 de maio de 2017
Unidade mogiana da AACD foi inaugurada em 2011 e, desde então, já cadastrou mais de 1 mil pacientes (foto: Ney Sarmento/PMMC)

A Câmara Técnica de Saúde do Condemat – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê, coordenada pelo secretário municipal de Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, Téo Cusatis, está designando uma comissão para estudar a implantação de um Consórcio Regional, nos mesmos moldes do Cresamu – Consórcio Regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, que já serviu de exemplo para diversos gestores do País.

O objetivo do novo consórcio é facilitar a gestão de convênios de interesse regional, como é o caso da AACD – Associação de Assistência à Criança com Deficiência. “O principal objetivo é o contrato com a AACD para os demais municípios da região, mas o consórcio poderá suprir outras necessidades do Alto Tietê, como a compra de medicamentos”, adiantou o secretário Téo Cusatis, após reunião da Câmara Técnica de Saúde do Condemat realizada nesta manhã de quarta-feira (04/05).

Segundo ele, cada município ficou responsável pelo levantamento do número de pacientes com indicação para tratamento na AACD para que seja marcada uma reunião com a diretoria da entidade. “Vamos trabalhar em conjunto para garantir a retomada do atendimento nos municípios”, afirmou.

No final do ano passado, a Prefeitura de Mogi das Cruzes renovou o convênio com a AACD por mais cinco anos. O valor anual do convênio subiu de R$ 960 mil para R$ 1.440.000,00 por ano.

Histórico

A unidade mogiana da AACD foi inaugurada em 2011 e, desde então, já cadastrou mais de 1 mil pacientes e realizou mais de 90 mil atendimentos diversos como sessões de Fisioterapia Solo, Fisioterapia Aquática, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Serviço Social e Enfermagem. O trabalho é realizado por uma equipe composta por 29 profissionais (médico fisiatra, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e equipe administrativa), 25 voluntários e nove conselheiros.

A unidade foi construída com recursos da edição 2010 do Teleton (maratona televisiva de arrecadação), que escolheu Mogi das Cruzes graças a uma série de investimentos feitos pela Administração Municipal na inclusão de deficientes como frota de ônibus 100% adaptada para o transporte de cadeirantes; referência regional da Santa Casa de Misericórdia para a realização de cirurgias ortopédicas e o engajamento da Prefeitura em todo o processo, incluindo a doação da área de 5 mil metros quadrados (m2).