Unidades de Saúde de Mogi das Cruzes realizam testes para prevenção e combate de Hepatites Virais

Secretaria de Saúde

31 de julho de 2019
facebook whatsapp
Acessibilidade
julho amarelo.jpg

Durante todo o mês de julho, Mogi das Cruzes intensificou a oferta de testes rápidos para prevenção e combate às hepatites virais nas unidades de saúde. Em levantamento prévio, a Secretaria Municipal de Saúde apontou 657 testes rápidos já realizados somente neste mês. As ações foram realizadas em comemoração ao Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho.

Julho foi adotado pelo Ministério da Saúde e pelo Comitê Estadual de Hepatites Virais como o mês de luta e prevenção contra as doenças e tornou-se conhecido como "Julho Amarelo". Em Mogi das Cruzes, as unidades oferecem o teste em caráter preventivo e, caso haja a detecção da doença, os pacientes recebem encaminhamento para tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Neste ano, até o momento, o município registrou 10 novos casos.

A enfermeira da Unidade de Apoio aos Programas de Saúde (UAPS 2), Rosana Meissner, alerta sobre a necessidade da realização dos testes rápidos, já que a Hepatite e outras doenças virais não apresentam sintomas iniciais aparentes. “Todo cidadão mogiano precisa ter conhecimento da importância de prevenir a hepatite e, assim que possível, realizar o teste rápido, que é bem simples. O resultado sai de 20 a 30 minutos após a coleta de sangue da punção digital”, explica. O exame é indicado para pessoas de todas as idades, prioritariamente para quem tem 40 anos ou mais.

As hepatites virais são doenças infecciosas que afetam o fígado e são classificadas pelas letras A, B, C, D e E. Essas doenças não costumam apresentar sintomas, mas, quando eles aparecem, os mais comuns são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento, com grandes chances de cura, no caso da hepatite C.