Uso de máscara e outros cuidados devem ser mantidos para prevenção do covid

Secretaria de Saúde

17 de junho de 2020
facebook whatsapp
Acessibilidade

Mogi das Cruzes avançou na fase de isolamento indicada pelo Governo do Estado, mas os cuidados precisam ser mantidos. A Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações que devem ser adotadas na rotina para manter a prevenção ao novo coronavírus. Os cuidados devem ser redobrados com idosos e pessoas com outras doenças ou situações que causam baixa da imunidade.

O isolamento social ainda é a melhor forma de evitar o contágio, por isso, a principal recomendação é sair somente para trabalhar ou em casos de necessidade. “Se tiver que sair de casa, use máscara e tome todos os cuidados pessoais. Temos que manter esses cuidados para que nosso município e região possam avançar para as próximas etapas”, explica o prefeito Marcus Melo. 

O uso de máscara continua obrigatório sempre que precisar sair de casa. Pode ser um modelo caseiro, feito em tecido, mas é necessário observar sempre a necessidade de troca e o cuidado ao guardar o acessório antes de higienizá-lo com água e sabão ou em mistura com cloro. Lave bem as mãos com água e sabão várias vezes ao dia ou utilize álcool em gel. Se precisar sair, é recomendado levar um pequeno frasco do produto.

Evite contato físico e cumprimentos com beijos ou apertos de mão e mantenha a atenção para não compartilhar objetos pessoais. É importante manter uma rotina de limpeza e higienização dos objetos tocados em casa e no ambiente de trabalho, como computador e telefone. 

Outro cuidado importante, ao evitar contato físico, é evitar aglomerações e respeitar a distância de pelo menos 1,5 metro entre uma e outra pessoa, em filas, supermercados ou bancos. Mogi das Cruzes registrou, até terça-feira, 6.475 notificações suspeitas de Covid-19, das quais 1.597 casos foram confirmados positivamente e 1.000 pacientes já se curaram ou tiveram alta da doença. Há, ainda, 3.477 exames negativos e 424 casos dispensados de coleta laboratorial, além de 977 casos aguardando resultados de exames. Infelizmente, 129 pacientes foram a óbito. 
 

Confira os cuidados que devem ser mantidos 
Fique em casa: só saia para trabalhar loja em caso de necessidade
Higienize-se: lave bem as mãos várias vezes ao dia e use alcool em gel
Evite contato físico: não use beijos, abraços ou apertos de mãos para cumprimentar
Evite aglomerações: mantenha distância mínima de 1,5 metro de outras pessoas
Use máscara: o acessório é obrigatório ao sair de casa
Fique atento: não compartilhe objetos, copos e talheres e limpe as superfícies que tocar