Vacinação contra a febre amarela será disponibilizada para toda população mogiana

02 de fevereiro de 2018

Mogi das Cruzes inicia nesta segunda-feira (05/02) uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela que atenderá toda a população mogiana. O município pediu e foi atendido pelo Governo do Estado com o fornecimento das doses fracionadas da vacina, o que possibilitará a imunização de mais 60 mil pessoas nas próximas semanas. Na sequência, novos lotes serão enviados para cobertura total do município.

A dose fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão. Mesmo aplicada em volume menor, a vacina confere a mesma proteção da dose padrão. A diferença está na duração da imunidade: a dose padrão é para toda a vida e a dose fracionada tem a duração de até oito anos, conforme estudo técnico apresentado pelo Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo durante reunião realizada na última semana.

“Não há motivos para preocupação porque a proteção é a mesma. Nosso objetivo é ampliar a cobertura e garantir acesso à vacina para todos os mogianos”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis. Para isso, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou, nesta sexta-feira (02/02), o treinamento da equipe técnica responsável pela vacinação nas unidades de saúde. O fracionamento é feito pelo próprio profissional com material e técnica específica.

Até o momento, Mogi das Cruzes já imunizou 260.884 pessoas contra a febre amarela, atingindo a meta inicialmente proposta pelo Governo do Estado, de 220 mil, no dia 17 de janeiro. A ampla imunização é resultado de uma campanha cautelar em andamento desde o mês de novembro, com diversas ações como a vacinação sítio a sítio, a abertura de unidades estratégicas aos sábados, adoção de senhas, horário noturno em algumas unidades, vacinação exclusiva para idosos e agendamento para viajantes e pessoas com deficiência.

Locais de Vacinação

Nesta segunda (05/2), a dose estará disponível nas 18 unidades atuais. Mas, com o fracionamento das doses, Mogi volta a oferecer, a partir desta terça-feira (06/2), a vacina contra a febre amarela em todas as unidades de saúde.

A vacinação em período noturno também será mantida para oferecer uma oportunidade às pessoas que trabalham durante o dia. A dose está disponível de segunda a sexta-feira, em locais alternados: UBS Jundiapeba (segunda), UBS Jardim Universo (terça), UBS Santa Tereza (quarta), UBS Vila Suíssa (quinta) e UBS Jardim Camila (sexta-feira). A distribuição das 200 senhas noturnas começa às 18 horas.

Idosos, viajantes e pessoas com deficiência

A vacinação para idosos passa a ser agendada pelo telefone SIS 160, mesmo sistema adotado com sucesso para pessoas com deficiência e viajantes. Além de evitar filas e facilitar o acesso do público preferencial, o objetivo do agendamento é evitar o desperdício de doses. Uma vez aberto, o frasco deve ser utilizado em até seis horas.

Público-alvo

A vacina contra a febre amarela está recomendada para qualquer mogiano, mas a proteção continua sendo fundamental e prioritária para quem vive ou trabalha na zona rural e de matas e para quem frequenta parques ou realiza trilhas pela serra. Não devem tomar a vacina crianças menores de nove meses de idade, gestantes, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza. Pacientes com câncer; infectados pelo HIV; em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia, radioterapia e imunomoduladores); e submetidos a transplantes de órgãos não devem tomar a vacina, a não ser que seja receitado pelo seu médico após avaliação. Aos idosos é recomendada uma avaliação do médico assistente.

Vacinação de Rotina

Para garantir atendimento mais tranquilo e qualificado, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a vacinação de rotina das crianças, principalmente menores de dois anos, seja realizada no período da tarde, em qualquer unidade de saúde. “A vacinação contra a febre amarela tem se concentrado no período da manhã, por isso pedimos aos pais ou responsáveis, dentro do possível, que levem suas crianças para atualização de cadernetas à tarde, evitando filas e esperas”, explica a chefe da Vigilância Epidemiológica, Lilian Peres Mendes.

Locais para vacinação contra a febre amarela nesta segunda-feira (05/02)

• UBS Ponte Grande, a partir das 8h
  • UBS Santo Ângelo, a partir das 8h
  • PSF Nove de Julho, a partir das 8h