Vacinação contra a febre amarela será realizada casa a casa na Região do Caputera

Secretaria de Saúde

15 de fevereiro de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade
Vacinação cautelar realizada diretamente nos sítios foi iniciada no final do ano passado no bairro do Taboão (foto: Jéfferson Leite/PMMC)

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (15/02) a vacinação cautelar contra febre amarela na região do Caputera, próximo à mata onde foi encontrado um sagui morto na última terça-feira (13/02). O animal passou por necrópsia e o material para análise já foi encaminhado para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

Como medida preventiva, as equipes técnicas da Secretaria Municipal de Saúde iniciaram a vacinação casa a casa e a orientação dos moradores em toda a região periurbana vizinha à mata. O trabalho está sendo iniciado pelo Conjunto Bertioguinha e Vila da Prata e deverá se estender, na próxima semana, para Vila Rei, Jardim Nathalie, parte do Conjunto Bovolenta e da Vila Pomar.

“Apesar de ser apenas uma suspeita, o bloqueio vacinal é indicado para proteção da população. Estamos iniciando a vacinação casa a casa, mas quem puder também pode e deve se dirigir a uma unidade de saúde mais próxima para receber a vacina”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A vacina contra a febre amarela está disponível em todas as unidades de saúde até sexta-feira (16/02), das 8 às 16h30. A partir de segunda-feira (19/2), uma nova estratégia será adotada, com o rodízio de unidades, para evitar o desperdício de doses em função da procura reduzida nos últimos dias.

A vacina contra a febre amarela está disponível para toda a população de Mogi das Cruzes. A ampliação da imunização foi viabilizada após a chegada de um estoque de vacinas fracionadas em Mogi das Cruzes, em quantidade suficiente para imunizar 60 mil pessoas nas próximas semanas e com a expectativa de novas remessas para atendimento a todos os mogianos.

É importante ressaltar que a dose fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão e, mesmo aplicada em volume menor, confere a mesma proteção da dose padrão. A diferença está na duração da imunidade: a dose padrão é para toda a vida e a fracionada tem a duração de até oito anos, conforme estudo técnico apresentado pelo Ministério da Saúde e Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo.

Restrições

A vacina contra a febre amarela é considerada  segura, mas em determinados grupos de pacientes, como aqueles que estão com o sistema imunológico debilitado ou que têm alergia grave à ingestão de ovo, crianças menores de 6 meses, gestantes, dentre outros, a imunização está contra indicada. Alguns grupos  como  idosos, pessoas com comorbidades, pessoas que encerraram tratamentos com medicamentos imunossupressores, ou portadores de outras imunodeficiências devem ter uma precaução maior.

Nestes casos, a vacina só pode ser aplicada com recomendação por escrito do médico assistente. Caso contrário, a principal orientação é evitar picadas de mosquitos por meio do uso de camisas de mangas longas e calças compridas, mosquiteiros e repelentes.

Doença

A febre amarela causa sintomas como dor de cabeça, febre baixa, fraqueza e vômitos, dores musculares e nas articulações. Em sua fase mais grave, pode causar inflamação no fígado e nos rins, sangramentos na pele e levar à morte. Transmitida pelos mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes, a forma silvestre da doença é a variedade que ainda provoca surtos no Brasil. O país não registra casos de febre amarela urbana, transmitida pelo Aedes aegypti, desde 1942.

Locais para vacinação contra a febre amarela:

  • Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
  • Todas as unidades do Programa Saúde da Família (PSF)

Locais para vacinação no período noturno:
Distribuição de senhas a partir das 18 horas

  • 2ª feira: UBS Jundiapeba
  • 3ª feira: UBS Jardim Universo
  • 4ª feira: UBS Santa Tereza
  • 5ª feira: UBS Vila Suíssa
  • 6ª feira: UBS Jardim Camila

Idosos, pessoas com deficiência, pacientes imunodeprimidas com receita médica, viajantes internacionais e funcionários públicos municipais:
Necessário agendamento prévio pelo SIS 160.

  • Pró-Mulher - Sede Administrativa da Secretaria Municipal de Saúde, a partir das 8h (conforme horário agendado pelo telefone).