Vacinação contra a gripe atende professores e pacientes crônicos a partir desta quarta-feira

Secretaria de Saúde

08 de maio de 2018
facebook whatsapp
Acessibilidade

A terceira fase da Campanha de Vacinação contra a Gripe, que contempla professores de escolas públicas e privadas e pessoas com doenças crônicas relacionadas pelo Ministério da Saúde, começa nesta quarta-feira (09/05) em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Com isso, todos os grupos prioritários passam a ser contemplados com a dose.

Neste ano, o dia D será realizado no sábado, dia 12 de maio, com 29 postos fixos e três postos volantes de imunização espalhados pela cidade. “Até o momento, Mogi das Cruzes imunizou 20.200 pessoas, número muito baixo diante do volume estimado para os grupos prioritários na cidade. Precisamos melhorar essa imunização e garantir proteção contra a gripe antes da chegada do período mais rigoroso de inverno”, explica o secretário municipal de Saúde, Téo Cusatis.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que a vacinação seja feita no outono, devendo ser repetida a cada ano, pois o vírus se modifica constantemente. No ano passado, grupos prioritários de grande importância, como crianças e gestantes, deixaram de atingir a meta de imunização de 90% preconizada pelo Ministério da Saúde.

De segunda a sexta-feira, a vacina está disponível em todos os postos de saúde e unidades do Programa Saúde da Família, das 8 às 16 horas. Todos que possuírem devem levar a caderneta de vacinação, documento obrigatório no caso das crianças. Já a comprovação de pertencimento aos grupos deve ser feita com a apresentação de RG, Cartão de Pré-Natal, Certidão de Nascimento do filho, crachá de identificação profissional ou atestado médico, dependendo do caso.

Para prevenir a gripe, outras recomendações devem ser tomados: lavar as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool, principalmente antes das refeições; jogar fora os lenços descartáveis usados para cobrir boca e nariz, ao tossir ou espirrar; evitar aglomerações e contato com pessoas doentes; não levar as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo; não compartilhar copos ou talheres; procurar assistência médica se surgirem sintomas; evitar a automedicação.

Grupos prioritários:

  • Crianças a partir de 6 meses a menores de 5 anos (obrigatória a caderneta de vacinação)
  • Gestantes: de qualquer idade gestacional
  • Puérpera até 45 dias após o parto
  • Trabalhadores da saúde
  • Pessoas com 60 anos ou mais
  • Indígenas
  • Professores de escolas públicas e privadas
  • Portadores de doenças crônicas, conforme definição do Ministério da Saúde e receita médica com diagnóstico.