Vila Nova União ganhará unidade de Estratégia Saúde da Família

09 de julho de 2020

A Prefeitura de Mogi das Cruzes está construindo uma unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atendimento aos moradores da Vila Nova União. O novo equipamento terá capacidade para atender até 1,2 mil famílias, num total de 4,5 mil pessoas, com previsão para realizar uma média de 2 mil procedimentos por mês.

Nesta quarta-feira (08/07), o prefeito Marcus Melo visitou as obras de construção da nova unidade e esteve também no Posto de Saúde Vila Natal, ao lado, que passa atualmente por serviços completos de reforma, manutenção e pintura. “São obras que estão em pleno vapor para oferecer mais conforto e qualidade de atendimento aos pacientes e também aos profissionais. Em tempos de pandemia, nossa prioridade é a saúde dos mogianos”, garantiu.

A futura unidade de Estratégia Saúde da Família da Vila Nova União está sendo instalada na rua Coronel Cardoso Siqueira, ao lado do Posto de Saúde Vila Natal. Sua localização estratégica visa atender a comunidade por meio da reorganização da Atenção Básica com base nos preceitos do SUS – Sistema Único de Saúde. As obras estão previstas para terminar até o final de 2020 e o novo serviço deve entrar em operação no ano que vem.

A fase atual em andamento é a execução de muros de divisa e terraplanagem. O investimento total será pouco mais de R$ 3 milhões (R$ 1.334.92,50 na desapropriação da área e R$ 1.703.466,80 nas obras de construção).

A nova unidade do Saúde da Família terá capacidade para atender até 4.500 pessoas com uma equipe composta por 13 profissionais (1 médico, 1 dentista, 1 auxiliar de saúde bucal, 2 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar administrativo, 1 técnicos de farmácia e 6 agentes comunitários). O atendimento será realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas.

Entre os procedimentos estão consultas, pré-natal, avaliação antropométrica, coleta de materiais para exames, curativos, vacinas, retiradas de ponto, aferição de pressão arterial, temperatura, grupos educativos, planejamento familiar, visitas domiciliares e encaminhamentos.

Posto de Saúde Vila Natal

O Posto de Saúde da Vila Natal é uma das unidades que estão sendo reformadas para oferecer mais conforto para a equipe e pacientes. A unidade, que realiza uma média de 2 mil atendimentos por mês, está passando por uma manutenção geral que inclui todos os reparos necessários, revestimentos sanitários e outras melhorias.

Outras unidades que passam por reformas e ampliações são: UBS Vila Nova Jundiapeba, UBS Taiaçupeba, UBS Vila Nova Aparecida, UBS Biritiba Ussu (anexo PACS) e UBS Botujuru.