Bairros da divisa recebem mutirões de manutenção a partir desta segunda-feira

Secretaria de Serviços Urbanos

03 de agosto de 2020

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão iniciando nesta segunda-feira (03/08) dois mutirões de manutenção viária em bairros da região da divisa. Recebem os trabalhos simultaneamente a partir de hoje a Chácara Guanabara e o Jardim Piatã I e II. O objetivo é melhorar as ruas e estradas das duas localidades, buscando dar melhores condições de mobilidade e vida aos moradores.

Na Chácara Guanabara, sete vias serão beneficiadas pela primeira etapa dos trabalhos, num total de 3.900 metros lineares contemplados. São elas: as ruas das Quaresmeiras, das Margaridas, das Violetas, das Orquídeas, das Hortênsias, rua Mônaco e avenida América. Para os trabalhos de melhoria no solo, serão empregadas 153 toneladas de brita corrida, 36 toneladas de rachão e 51 toneladas de solo brita.

Já na segunda etapa, melhorias serão feitas com brita corrida e rachão em mais 3.700 metros lineares, das ruas Mato Grosso, Goiás, Belo Horizonte, Brasília, São Paulo e Sergipe. Na terceira e última etapa, as vias beneficiadas serão Amazonas, Travessa Santa Catarina, Travessa Minas Gerais, rua Ceará, rua Alagoas e avenida Santa Catarina. A extensão total contemplada na fase 3 será de 4 mil metros lineares.

Ao todo, portanto, a Chácara Guanabara terá 11,150 quilômetros de ruas e estradas recuperadas, mediante a utilização de 529,8 toneladas de material. O maquinário a ser empregado no bairro é de cinco caminhões, três retroescavadeiras, uma pá carregadeira e três motoniveladoras.

Nos Jardins Piatã I e II, os trabalhos também estão começando nesta segunda-feira (03/08) e serão divididos em duas etapas, que somarão 11,050 quilômetros atendidos. Na primeira, serão 6.100 metros lineares contemplados, de 15 vias: Timbó, Pau Brasil, Paulo Afonso, rua dos Remédios, rua Simões Filho, Nilo Peçanha, Boa Vista, Urânia, Bom Jesus da Lapa, rua Vicente, Arapiranga, Abaré, Anta, Amélia Rodrigues e Abadia. Só para esta etapa, serão utilizadas 234,6 toneladas de material.

Já na segunda etapa, serão mais 4.950 metros lineares contemplados, das ruas Bocaina do Sul, Carapicuíba, Cubatão, Bragança Paulista, Camanducaia, Buritiz, Caieiras, Cerqueira Cesar, Caraguatatuba e Bitucunha. Vale lembrar que três ruas do Jardim Piatã II (Bragança Paulista, Barra Velha e Caraguatatuba) estão recebendo obras de asfaltamento, portanto um trabalho servirá como complemento ao outro. As frentes no Jardim Piatã também contam com apoio de maquinário próprio. Os dois mutirões também incluém limpeza de margens de córregos, como uma forma

Os dois mutirões incluem ainda limpeza de margens de córregos, como um trabalho preventivo ao próximo período de chuvas e a previsão é que eles se encerrem simultaneamente, no dia 21 deste mês.

O pedido para que os mutirões fossem realizados neste momento partiu do prefeito, Marcus Melo. A intenção é promover uma melhoria geral nas condições viárias dos três bairros, que são locais com menos infraestrutura e requerem, portanto, uma presença mais assídua das equipes de manutenção da Prefeitura. Foram deslocados para essas frentes de trabalho parte das equipes e maquinário normalmente dedicados à manutenção das estradas vicinais da cidade, uma vez que o ciclo de manutenções em estradas vicinais, sempre realizado no período de estiagem, está praticamente concluído.