Dois quilômetros de vias públicas em núcleos urbanos da cidade recebem camada de asfalto

Secretaria de Serviços Urbanos

05 de setembro de 2017

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos iniciou nesta semana um trabalho que visa melhorar as condições de acesso e, por consequencia, a qualidade de vida de dezenas de mogianos. Após acertos feitos no contrato já existente para o fornecimento de asfalto, a SMSU passa a dispor de um caminhão a mais de asfalto por dia, material este que será utilizado para a colocação de uma camada asfáltica em vias não pavimentadas de núcleos urbanos.

O levantamento inicial apontou um total de dois quilômetros de vias públicas que receberão esses trabalhos. São 18 vias públicas, em bairros como Jundiapeba, Vila Cléo, Botujuru, Vila Lavínia e Jardim Aeroporto, em Braz Cubas. O objetivo da SMSU, contudo, é levar esse serviço para outras ruas da cidade num segundo momento.

Os trabalhos tiveram início por Jundiapeba. A SMSU delimitou seis pequenas vias, situadas entre a avenida Lourenço de Souza Franco e a linha férrea, que não possuíam pavimentação. As vias contempladas são Rua Projetada, Rua Benedicto dos Santos, rua Kátia Ribeiro de Oliveira, avenida Benedicto Rodrigues de Souza, rua Angelina da Assunção Taboada e rua Ricardo Rodrigues de Souza.

Os trabalhos no local tiveram início nesta segunda-feira (04/09) e estão sendo desenvolvidos em parceria com a comunidade local, com quem a Secretaria dialogou desde a concepção do projeto, para garantir que os serviços transcorram com tranquilidade, trazendo os esperados benefícios a todos.

“É importante que a comunidade participe de ações assim. Conversamos com os moradores e acertamos uma rotina, para que as equipes consigam fazer o trabalho da forma adequada e também para que os moradores tenham o mínimo de transtornos possível no decorrer deste processo”, destaca Milton Freitas Júnior, diretor do Departamento de Conservação Urbana, da SMSU.

Não há um prazo definido para a conclusão dos serviços, pois trata-se de uma ação complementar à Operação Tapa-Buraco e que está sendo executada com recursos e mão-de-obra próprios.

“Todos os dias estaremos com uma equipe nessas ruas fazendo o trabalho de colocação da camada asfáltica. Em algumas vias menores podemos concluir rapidamente, porém em outras é possível que levemos uma semana, por exemplo, para concluir. Logo, não temos um prazo fixado para concluir essas primeiras ruas. De qualquer forma, o trabalho está em andamento e acreditamos que ele trará um benefício real para os moradores dessas vias”, destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

O secretário lembra que, por se tratar de um momento de crise e restrições orçamentárias, não será possível fazer agora a implantação de guias e sarjetas nessas vias. O objetivo da Secretaria, contudo, é retornar futuramente a esses locais, para complementar o trabalho de pavimentação. Lembra também que esses trabalhos não vão comprometer a Operação Tapa-Buraco, que seguirá sendo realizada diariamente, conforme rotina e cronograma das equipes.

O investimento nesses trabalhos, considerando apenas o custo da massa asfáltica, é de aproximadamente R$ 400 mil.