Equipes da Prefeitura seguem empenhadas na segunda fase do programa Asfalto Melhor

Secretaria de Serviços Urbanos

09 de outubro de 2019

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos seguem empenhadas nesta semana nos trabalhos de implantação de nova capa asfáltica da rua Dr. José Juca Assi, no Jardim Planalto. Os trabalhos fazem parte da fase dois do programa Asfalto Melhor, lançada na semana passada pelo prefeito Marcus Melo. O pacote vai contemplar 17 vias da cidade com serviços de recapeamento, mais sete outras vias e localidades com obras de asfaltamento.

Até o momento, as equipes implantaram asfalto novo em uma extensão de 180 metros da Dr. José Juca Assi. Com as chuvas de ontem, o trecho previamente fresado registrou alguns problemas de solo e já há máquinas da Prefeitura no local cuidando dos reparos nesses pontos. A previsão é que em cerca de duas semanas os trabalhos na via sejam finalizados, porém vale lembrar que as condições climáticas são determinantes para o cumprimento do cronograma de serviços.

"Nós sempre conversamos com os moradores e nessa etapa é fundamental contarmos com a paciência e a colaboração de todos, pois ninguém está livre de imprevistos, obras de asfalto sempre geram mudanças na rotina de quem está no entorno, porém precisamos lembrar que o benefício final compensará todos esses aspectos", destaca o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

A rua Dr. José Juca Assi será contemplada em uma área total de 8.370 metros quadrados. Só nela, serão utilizadas quase mil toneladas de asfalto e o investimento é de aproximadamente R$ 475 mil. Como a rua é um corredor de ônibus,  os trabalhos são feitos com cautela, visando causar o mínimo de impacto possível no trânsito local.

Além da dra. José Juca Assi, serão atendidas com recapeamento as avenidas Ezelino da Cunha Glória, Antônio de Almeida, Jardelina de Almeida Lopes, Saraiva, avenida dos Bandeirantes e as ruas Cândido Xavier Almeida, Francisco Ruiz Pacco, Roberto Nobuo Sato, Benedito de Oliveira Flores, Arcílio Rizzi, José de Carlo, Felipe Sawaya, Borges Vieira, Zeferino Vaisset, Cecília da Rocha e a praça Assumpção Ramirez Eroles. A área total atendida será de 137.450 metros quadrados.

Já os serviços de asfaltamento vão contemplar uma área total de 27 mil metros quadrados, em locais como Jardim das Bandeiras, que já foi executado e também a região da rua Panair, no Jardim Aeroporto III, um trecho da estrada da Chácara Santo Ângelo, a rua Katsuji Kitaguchi, em Braz Cubas, a rua Alício de Carvalho, em Jundiapeba, uma via do Jardim Piatã II e outra do Parque das Varinhas.

Os serviços de recapeamento são executados em vias previamente asfaltadas. Por meio deles, o asfalto antigo é removido e um inteiramente novo é implantado. Já o asfaltamento é feito em vias desprovidas de camada asfáltica. O foco da Prefeitura de Mogi é atender aos núcleos urbanos onde ainda existem vias e vielas de terra, dando sequência ao que já vem sendo feito desde 2017 em locais como Jundiapeba e Jardim Piatã I.

A definição dos locais a serem contemplados obedeceu a critérios como as condições do asfalto, impacto no trânsito, utilização do transporte coletivo, climatologia, entre outros. A previsão é que os trabalhos como um todo se estendam até o segundo semestre de 2020.

O investimento total na fase dois do programa Asfalto Melhor é da ordem de R$ 9 milhões, sendo R$ 7,8 milhões em trabalhos de recapeamento e R$ 1,2 milhão nos trabalhos de asfaltamento. (Lívia de Sá)