Manutenção de drenagem prepara a cidade para o período de chuvas

Secretaria de Serviços Urbanos

01 de novembro de 2019

Com a proximidade da temporada de chuvas, a Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou os trabalhos preventivos em toda a cidade. As atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos têm como objetivo evitar alagamentos em locais próximos a rios ou com risco de acúmulo de água.

“Estamos preparando a cidade para a grande quantidade de chuva que periodicamente acontece nos finais e começos de cada ano. Nossa missão é evitar que enchentes e alagamentos afetem o município, melhorando as drenagens, o escoamento de água e a limpeza de guias e ruas”, comentou o secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Lorena de Meira.

Durante todo o ano, o órgão limpou e fez serviços de roçada em mais de 471 mil metros quadrados de córregos e valas. Mais de 1 mil bocas-de-lobo foram reformadas e limpas e 71 novas caixas/galerias pluviais foram instaladas por toda a cidade.

Outros serviços foram reformas de caixas e galerias pluviais (710 unidades), implantação de rede de galerias pluviais (571 metros), implantação/manutenção de guias e sarjetas (793 metros), galerias de águas pluviais desobstruídas (1,7 mil metros). Os dados foram levantados até o dia 15 de outubro.

Em Jundiapeba, serviços de drenagem são feitos desde julho, com previsão para acabar em março, atendendo às principais ruas do distrito que podem sofrer com alagamentos. O programa de drenagem foi elaborado em duas fases. A primeira se encerra em novembro, com obras na avenida Lourenço de Sousa Franco, e a segunda fase começa em fevereiro, na avenida Áurea Martins dos Anjos, terminando na rua Dolores de Aquino.

As ruas que receberão os serviços são: Laurindo Pereira, Doutor Francisco Soares Marialva, avenida Áurea Martins dos Anjos, alameda Santo Ângelo, rua Alexandre Andreotti, avenida Lourenço de Sousa Franco, avenida José de Sousa Branco e rua Dolores de Aquino.

Outra ação realizada na cidade é o Cuida+Mogi, que integra o mutirão de zeladoria da Prefeitura e trabalha para a prevenção de alagamentos e de acúmulo de água nas épocas de chuvas. O programa atende a diversos bairros com serviços de drenagem, tapa-buraco, recapeamento, pintura de guias, melhorias em estradas vicinais e contenção de encostas.

A Secretaria de Serviços Urbanos está localizada na rua Júlio Perotti, 155 - Jardim Armênia, e atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os cidadãos que quiserem solicitar serviços de manutenção em áreas públicas podem entrar em contato com a Ouvidoria Geral pelo telefone 156, pelo Facebook, pelo aplicativo eOuve ou pelo whatsapp (11) 97133 1999. (Erik Marçal)