Mutirão recupera 25 quilômetros de estradas vicinais de Taiaçupeba

Secretaria de Serviços Urbanos

16 de agosto de 2019
O mutirão de manutenção em Taiaçupeba compreende a recuperação de 25 quilômetros de estradas vicinais e trabalhos de desassoreamento de afluentes que cortam a região

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão empenhadas até este domingo (18/08) em um mutirão de manutenção em Taiaçupeba, que inclui melhorias em estradas vicinais e também frentes de drenagem em afluentes que cortam o distrito. São mais de 20 funcionários envolvidos na força-tarefa, com o apoio de oito máquinas e sete caminhões.

Serão atendidas as estradas Palmeiras, Mambuca, Caminho dos Freires, Capassi, Martins e Rio Grande, num total de 25 quilômetros recuperados, com trabalhos de nivelamento, cascalhamento e também aplicação de materiais como brita e rachão, em especial em trechos de rampa, visando a estabilização do solo e melhores condições de trafegabilidade.

O mutirão segue o modelo do que foi feito, entre o final de julho e início deste mês, na região do Pindorama. O objetivo é aproveitar o período de estiagem, para realizar trabalhos mais extensos e duradouros, tendo em vista o aspecto preventivo.

“No período do verão, com chuvas intensas, não conseguimos fazer trabalhos com essas características, porque não há nenhuma estabilidade de solo, então acabamos focando no atendimento ao que é emergencial. Agora que estamos na estiagem, é o momento adequado para entrarmos com frentes mais amplas de manutenção, sempre associando as melhorias no solo com intervenções de drenagem, visando melhorar e conservar as estradas”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira.

O mutirão em Taiaçupeba é coordenado pelo setor responsável pelas Administrações Regionais. Além dessa força-tarefa, as equipes seguem um cronograma diário de manutenções, para atender aos mais 700 quilômetros de estradas vicinais existentes em Mogi das Cruzes.

Além de Taiaçupeba e Pindorama, outras regiões recentemente atendidas com trabalhos de manutenção foram Sabaúna e Biritiba Ussu. No Pindorama, foram 38 quilômetros de estradas vicinais recebendo nivelamento e cascalhamento, em Sabaúna foram 37,9 quilômetros e, em Biritiba Ussu, as equipes executaram 15 quilômetros de nivelamento. (Lívia de Sá)