Obras de alargamento do retorno da rua Guttermann estão em fase final

Secretaria de Serviços Urbanos

15 de agosto de 2017

O prefeito em exercício, Juliano Abe, esteve na região de Braz Cubas na manhã desta terça-feira (15/08). Durante a visita, aproveitou para conferir o andamento das obras de alargamento do retorno da rua Guttermann, ao lado do largo da feira de Braz Cubas. Os serviços estão sendo executados com o objetivo de aumentar o raio de giro do dispositivo viário, permitindo assim que veículos, em especial de médio e grande porte, possam fazer a conversão com segurança.

Os trabalhos agora estão em fase final. As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos acabam de concluir a parte de guias e sarjetas e, até o final desta semana, será feita também a pavimentação asfáltica em todo o trecho. Para a conclusão total da intervenção, restará apenas a retirada de um poste, serviço este que é de responsabilidade da EDP Bandeirante.

O trânsito de veículos no trecho ainda não está liberado. Nesta manhã, contudo, foi feito um teste com um caminhão, para comprovar a eficácia da intervenção.

Durante a execução das obras, também foram feitos troca de solo e a substituição das bocas de lobo existentes no local por bocas de leão, que são mais resistentes e adequadas ao tráfego de veículos pesados.

A intervenção está sendo feita com base em um estudo, elaborado pela Secretaria Municipal de Transportes, que visa a melhoria da fluidez do tráfego em corredores como as avenidas Francisco Ferreira Lopes, Anchieta e Valentina de Mello Freire Borenstein. Por meio deste estudo, parte do trânsito de caminhões vindos das regiões de Jundiapeba e Suzano foi transferida para a via Perimetral, que neste ponto recebe o nome de avenida Henrique Peres, fazendo o retorno na rua Guttermann e retornando em direção à rodovia Mogi-Dutra.