Obras de recuperação de vias públicas do Jardim Piatã I têm início

Secretaria de Serviços Urbanos

27 de março de 2018

O prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo, esteve no Jardim Piatã I na manhã desta terça-feira (27/03), para anunciar uma obra que vai transformar por completo a realidade do bairro. A Prefeitura inicia a partir de hoje um pacote de recuperação de vias públicas, que vai garantir asfalto à comunidade, melhorando a qualidade de vida de todos que ali residem.

Os trabalhos tiveram início em caráter imediato e, a princípio, serão realizados em oito ruas do Piatã I. São elas: Cândido Sales (5.820 m²), Canudos (6.180 m²), Belmont (6.600 m²), Amélia Rodrigues (2.400 m²), Abadia (2.220 m²), Itambé (3.180 m²) e Zacarias (1.230 m²). Ao todo, portanto, serão 33.420 metros quadrados contemplados pelos serviços.

“A situação aqui do Piatã sempre foi algo que me incomodou, porém não encontrávamos recursos para fazer o trabalho. Agora enfim conseguimos, porém são recursos limitados, por isso estamos tratando disso como uma primeira fase. Essas oito primeiras ruas foram selecionadas a partir de um estudo, que teve como critério as vias mais consolidadas, com o maior número de moradias”, explicou o prefeito, acrescentando que os trabalhos devem levar de quatro a cinco meses para serem concluídos, dependendo das condições climáticas.

O chefe do Executivo falou ainda sobre saneamento básico, outra demanda antiga do bairro, lembrando que o Piatã e todos os bairros da divisa são áreas de concessão da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As redes de água já estão implantadas, mas o esgoto ainda não.

"Desde 2010 estamos cobrando a Sabesp para executar esse serviço e eles alegam atrasos derivados da época da crise hídrica, então decidimos fazer o asfalto mesmo assim, pois a população do Piatã merece dignidade. As crianças têm que conseguir chegar na escola, as pessoas têm que conseguir ir até o posto do programa Sáude da Família. É uma questão de dignidade”, complementou o prefeito.

Melo disse ainda que outros bairros da cidade também carecem desse serviço e que eles serão feitos, tão logo a Administração tenha recursos disponíveis.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Dirceu Meira, pontuou que esse trabalho será muito parecido ao que foi feito no ano passado em Jundiapeba, com a colocação de uma camada de asfalto, para tirar as pessoas da situação de ruas de terra.

“Já estamos estudando há um ano como poderíamos trazer esse trabalho para cá. O que as equipes farão é um serviço de preparação do solo, seguido pela colocação de uma camada de bica e uma camada de asfalto. É um trabalho relativamente simples, mas que já melhora muito as condições de mobilidade e vida dos moradores”, enfatizou.

Meira lembrou ainda que tudo será executado com mão-de-obra própria, pelas mesmas equipes que desenvolvem a Operação Tapa-Buraco. Assim, será um serviço com evolução gradual, dia a dia e que não vai comprometer os trabalhos de recuperação do solo no restante da cidade. Serão, em média, de 20 a 25 toneladas diárias de asfalto empregadas no Piatã.

A presidente da Associação dos Amigos do Bairro Jardim Piatã I e II, Maria de Lourdes Torres, falou em nome de todos os moradores. “Estou aqui há 38 anos. Quando eu cheguei não tinha nem rua direito aqui. Lutei muito pelo bairro e agora enfim essa obra chegou para a gente. É uma bênção e temos só que agradecer”.

As obras terão investimento de R$ 1.230.190,00, sendo R$ 859.451,00 com asfalto, R$ 300.000,00 com mão-de-obra e R$ 70.739,00 com emulsão.

A solenidade de apresentação das obras também contou com a presença dos vereadores Antonio Lino da Silva, Diego de Amorim Martins, Edson Santos e o vice-presidente da Câmara Municipal, José Francimário Vieira de Macedo, o Farofa. (Lívia de Sá)