Piscinão do Parque Santana recebe trabalhos de limpeza em ação preventiva

Secretaria de Serviços Urbanos

18 de setembro de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está desenvolvendo mais uma ação de prevenção aos potenciais transtornos decorrentes de mais um período de chuvas, que se aproxima. Aproveitando o clima seco, equipes da SMSU estão trabalhando na limpeza do piscinão do Parque Santana. Os serviços devem se estender por 30 dias e a previsão é que sejam removidas cerca de 5 mil toneladas de terra do fundo da estrutura.

A equipe, que iniciou os trabalhos na semana passada, conta com o apoio de maquinário, como uma retroescavadeira, carregadeira bobcat e quatro caminhões basculante. O objetivo é deixar o fundo do piscinão totalmente livre de resíduos e sedimentos, para que o reservatório possa operar em sua capacidade máxima quando do início do período mais chuvoso do ano.

O piscinão do Parque Santana tem capacidade para receber 90 milhões de litros de água e é um importante regulador no volume de águas pluviais que chegam à região central da cidade, principalmente nas regiões da Praça da Bandeira e Avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, pois retém um grande volume e minimiza a ocorrência de alagamentos. O reservatório também funciona no controle de transbordamentos do Rio Tietê, em especial na época de chuvas fortes, pois regula a quantidade de água que cai no Ribeirão Ipiranga, um dos principais afluentes do Tietê.