Primeira rua da fase dois do programa Asfalto Melhor tem o recapeamento concluído

Secretaria de Serviços Urbanos

25 de outubro de 2019

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos finalizaram nesta sexta-feira (25/10) os trabalhos de recapeamento na doutor José Juca Assi, no Jardim Planalto. Com isso, está concluída a primeira rua da fase 2 do programa Asfalto Melhor. As equipes trabalharam na via por pouco mais de 15 dias úteis e fizeram, ao longo de 860 metros lineares, trabalhos de fresagem, seguidos pela implantação de nova capa asfáltica.

A próxima via a ser contemplada será a avenida Antônio de Almeida, entre o Mogilar e o Jardim Rodeio. A partir da próxima semana, a via será fresada e depois receberá asfalto novo no trecho entre a avenida Francisco Rodrigues Filho e a Via Perimetral. A área total atendida é de 13.200 metros quadrados e a previsão é que os serviços levem 27 dias para serem concluídos, com a utilização de 1571 toneladas de asfalto.

Também serão atendidas pela fase 2 do programa as avenidas Ezelino da Cunha Glória, Jardelina de Almeida Lopes, Saraiva, avenida dos Bandeirantes e as ruas Cândido Xavier Almeida, Francisco Ruiz Pacco, Roberto Nobuo Sato, Benedito de Oliveira Flores, Arcílio Rizzi, José de Carlo, Felipe Sawaya, Borges Vieira, Zeferino Vaisset, Cecília da Rocha e a praça Assumpção Ramirez Eroles. A área total atendida será de 137.450 metros quadrados.

Já os serviços de asfaltamento, que também fazem parte do pacote, contemplam uma área total de 27 mil metros quadrados, em locais como Jardim das Bandeiras, Jardim Aeroporto III, um trecho da estrada da Chácara Santo Ângelo, a rua Katsuji Kitaguchi, em Braz Cubas, a rua Alício de Carvalho, em Jundiapeba, Jardim Piatã II e Parque das Varinhas.

Os serviços de recapeamento são executados em vias previamente asfaltadas. Por meio deles, o asfalto antigo é removido e um inteiramente novo é implantado. Já o asfaltamento é feito em vias desprovidas de camada asfáltica. O foco da Prefeitura de Mogi é atender aos núcleos urbanos onde ainda existem vias e vielas de terra, dando sequência ao que já vem sendo feito desde 2017 em locais como Jundiapeba e Jardim Piatã I.

A definição das vias a serem contempladas obedeceu a critérios como as condições do asfalto, impacto no trânsito, utilização do transporte coletivo, climatologia, entre outros. A previsão é que os trabalhos como um todo se estendam até o segundo semestre de 2020.

O investimento total na fase dois do programa Asfalto Melhor é da ordem de R$ 9 milhões, sendo R$ 7,8 milhões em trabalhos de recapeamento e R$ 1,2 milhão nos trabalhos de asfaltamento. (Lívia de Sá)