Retorno da Rua Guttermann recebe recuo para reforço da segurança do trânsito local

Secretaria de Serviços Urbanos

18 de julho de 2017

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, está executando uma intervenção viária na região de Braz Cubas, que visa melhorar a fluidez do trânsito local e aumentar as condições de segurança, em especial dos caminhões, nas proximidades do largo da feira de Braz Cubas. Uma equipe formada por sete funcionários, mais maquinário, está no local há uma semana, cuidando de ajustes no retorno da rua Guttermann.

O objetivo dos trabalhos, que consistem em um recorte de guia, é ampliar a angulação e criar um recuo de aproximadamente 3 metros, que vai servir quase como uma pista auxiliar, para que os caminhões tenham mais espaço e segurança ao executarem a conversão. Desta forma, os veículos de médio e grande porte, que antes tinham dificuldades ao executar o retorno, não enfrentarão mais esse percalço.

Juntamente à adequação viária, as equipes da SMSU estão fazendo também melhorias no sistema de drenagem do dispositivo, erradicando problemas associados a esta conversão. Antes, o local possuía bocas de lobo, com tampas de concreto, que eram rompidas mais facilmente, sempre que os caminhões, sem o espaço necessário para o retorno, passavam por cima de algum trecho de calçada. Agora, além de os caminhões passarem a ter o espaço apropriado para a conversão, as bocas de lobo estão sendo substituídas por bocas de leão, que são mais resistentes.

As equipes já concluíram a troca do material para o sistema de drenagem e a previsão é que os trabalhos como um todo, que compreendem também a pavimentação do recuo, estendam-se por mais cerca de 20 dias.

A intervenção está sendo feita com base em estudos da Secretaria Municipal de Transportes. Esta alteração integra um projeto para a melhoria da fluidez do tráfego em corredores como as avenidas Francisco Ferreira Lopes, Anchieta e Valentina de Mello Freire Borenstein. Por meio deste estudo, parte do trânsito de caminhões vindos das regiões de Jundiapeba e Suzano foi transferida para a via Perimetral, que neste ponto recebe o nome de avenida Henrique Peres, fazendo o retorno na rua Guttermann, e volta em direção à rodovia Mogi-Dutra.

Além de garantir a execução mais segura do retorno, essa intervenção também vai erradicar um conflito viário existente na intersecção entre a rua Gutterman e a Ulysses Borges de Siqueira, decorrente da até então restrita metragem do trecho. Com a intervenção, logo, será possível que haja uma coexistência harmoniosa e sem riscos entre os veículos provenientes das duas vias públicas. (Lívia de Sá)