Ruas do Oropó e avenida Antônio de Almeida recebem melhorias pelo programa Asfalto Melhor

Secretaria de Serviços Urbanos

08 de novembro de 2019

As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos seguem empenhadas nas frentes de recapeamento e asfaltamento pertencentes à fase 2 do programa Asfalto Melhor. Nesta semana, o foco foi o trabalho de fresagem da avenida Antônio de Almeida, na região da Vila Nova Mogilar e a recuperação asfáltica de vias da região do Oropó, em Braz Cubas.

No caso da Antônio de Almeida, a avenida passará por recapeamento. Por isso, ao longo desta semana, as equipes cuidaram da fresagem, que é a remoção do asfalto antigo no trecho contemplado pelo programa, entre a Via Perimetral e a avenida Francisco Rodrigues Filho. A via está inserida em um dos perímetros com os mais altos registros de circulação de veículos da cidade, razão pela qual a fresagem está sendo executada de forma cautelosa, visando causar o menor impacto possível no trânsito. A previsão é que os trabalhos de fresagem ainda se estendam por mais uma semana.

Vale lembrar que a avenida Antônio de Almeida recebeu recentemente um novo semáforo, na esquina coma avenida Francisco Rodrigues Filho. Os trabalhos foram conjugados à abertura de parte do canteiro central da avenida e fazem parte das intervenções da Secretaria Municipal de Transportes, com o objetivo de minimizar os conflitos do trânsito naquela região.

Paralelamente, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos seguiram nesta semana com os trabalhos de implantação de camada asfáltica de ruas da região do Oropó, que eram de terra. Já receberam asfalto as ruas Feijó, Guajará e Graviola. Já no início da próxima semana, terá início o asfaltamento da rua Panair. Ao longo dos últimos dias, a via recebeu os trabalhos preparatórios, que antecedem a colocação do asfalto.

A rua Panair faz parte das frentes de asfaltamento do programa, que vão atender também o Piatã II, a Estrada da Chácara Santo Ângelo, região de Varinhas, a rua Alício de Carvalho, em Jundiapeba e a rua Katsuji Kitaguchi, em Braz Cubas, num total de 27 mil metros quadrados. As frentes também já concluíram o asfaltamento de uma viela no Jardim das Bandeiras.

Terminada a rua Panair, as equipes entrarão na região de Varinhas. Na sequência, terá início a recuperação com fresa de um trecho da Estrada da Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba.

Além da avenida Antônio de Almeida, também serão atendidas com recapeamento pela fase 2 do programa as avenidas Ezelino da Cunha Glória, Jardelina de Almeida Lopes, Saraiva, avenida dos Bandeirantes e as ruas Cândido Xavier Almeida, Francisco Ruiz Pacco, Roberto Nobuo Sato, Benedito de Oliveira Flores, Arcílio Rizzi, José de Carlo, Felipe Sawaya, Borges Vieira, Zeferino Vaisset, Cecília da Rocha e a praça Assumpção Ramirez Eroles. A área total atendida será de 137.450 metros quadrados.

A definição das vias a serem contempladas obedeceu a critérios como as condições do asfalto, impacto no trânsito, utilização do transporte coletivo, climatologia, entre outros. A previsão é que os trabalhos como um todo se estendam até o segundo semestre de 2020.

O investimento total na fase dois do programa Asfalto Melhor é da ordem de R$ 9 milhões, sendo R$ 7,8 milhões em trabalhos de recapeamento e R$ 1,2 milhão nos trabalhos de asfaltamento. Os trabalhos são inteiramente executados com mão de obra e equipamentos próprios. (Lívia de Sá)