Trabalhos de manutenção e contenção da rua Sete Quedas são finalizados

Secretaria de Serviços Urbanos

20 de setembro de 2019

Após dez dias de trabalho, as equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos finalizaram nesta sexta-feira (20/09) as obras de contenção e manutenção da rua Sete Quedas, no Botujuru. A via tem topografia acidentada e, em razão dessa característica, sofre com erosão nas margens, em especial quando há chuvas constantes.

Para sanar essa situação, as equipes da SMSU iniciaram na última semana um trabalho de correção e contenção das erosões, por meio do aterro e compactação dos vãos abertos e colocação de camada asfáltica para finalização dos trabalhos. No trecho mais crítico, foi também erguida uma barreira de contenção em alvenaria, para evitar que novos problemas ocorram em curto e médio prazo.

Nesse mesmo ponto, há também um estreitamento da via, que pode apresentar riscos para quem estiver descendo a rua Sete Quedas. Por isso, as equipes também fizeram, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, a implantação de placas que sinalizam essa redução na largura do leito.

As equipes fizeram ainda trabalhos de Tapa-Buraco em toda a extensão da Sete Quedas, roçada do mato às margens da via e abertura de vala lateral, dispositivo este que é fundamental para captar águas pluviais e contribuir, assim, para a preservação do asfalto. A rua passou ainda por lavagem, para remover resquícios de terra e gravetos provenientes da vegetação que circunda a rua.

Foram, ao todo, 20 funcionários empenhados na força-tarefa, que teve também apoio de cinco equipamentos, entre máquinas e caminhões. O objetivo foi atender à demanda da população local e desenvolver um trabalho que garanta melhores condições aos moradores por um período mais longo.

Os trabalhos de roçada foram feitos também na rua Régis Plínio Batalha, que cruza a Sete Quedas. A frente de trabalho integra o mutirão de manutenção no Botujuru, que tem por objetivo deixar o bairro nas melhores condições possíveis. As demais ruas atendidas são: Aleluia, Espírito Santo, Bonito, Glória, Colômbia, rua do Pavan, rua do Feital e Estrada do Sina. (Lívia de Sá)