Avenidas Miguel Gemma e Pedro Romero terão faixas reversíveis a partir desta segunda-feira

Secretaria de Mobilidade Urbana

12 de março de 2020
Faixa reversível na avenida Engenheiro Miguel Gemma será adotada para veículos leves no trecho entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita, no sentido bairro-centro (Divulgação)

A partir desta segunda-feira (16/03), a Secretaria Municipal de Transportes irá implantar, em período experimental, duas faixas reversíveis para veículos no horário de pico da manhã. A medida será adotada nas avenidas Engenheiro Miguel Gemma e Pedro Romero e buscam dar mais fluidez para o trânsito entre a região leste da cidade e o Centro.

No caso da avenida Engenheiro Miguel Gemma, a faixa reversível será implantada no sentido bairro-centro no trecho entre as avenidas Júlio Perotti e Santa Rita. Ela terá validade de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, e poderá ser utilizada por veículos leves com destino à região central e a bairros como Socorro e Mogilar. Caminhões, ônibus e os motoristas que têm com destino Cezar de Souza permanecerão utilizando a avenida Júlio Perotti.

Na prática, durante o período de validade da faixa reversível, os motoristas de veículos leves que trafegam no sentido bairro-centro da avenida Engenheiro Miguel Gemma poderão continuar na via após o encontro com a avenida Júlio Perotti e chegar à avenida Santa Rita. De lá, eles poderão utilizar a via para acessar a avenida Vereador Narciso Yague Guimarães ou seguir para a região central pelo bairro do Socorro.

“A projeção é de que esta medida trará impacto positivo na fluidez do sentido bairro-centro da avenida João XXIII, no período da manhã. Com a utilização da faixa reversível pelos veículos leves que vêm de Cocuera, Biritiba Mirim e Salesópolis, teremos uma diminuição no fluxo da avenida Júlio Perotti e, consequentemente, será possível dar mais tempo de semáforo verde para o fluxo da avenida João XXIII no cruzamento. Estamos vendo o sistema viário da região como um todo”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou que a medida faz parte dos estudos realizados pela pasta para a melhoria do trânsito na região leste da cidade e que foi adotada na manhã desta quarta-feira (11/03), durante a interdição de uma das pistas da avenida João XXIII. Neste período, o resultado foi positivo e aprovado pelos motoristas.

Pedro Romero

Já na avenida Pedro Romero, a faixa reversível será implantada no sentido Cezar de Souza – Rodeio, entre as avenidas Francisco Rodrigues Filho e Antônio de Almeida. A medida valerá também das 7h às 9h, de segunda a sexta-feira, servindo como uma opção para os moradores que deixam a região leste da cidade em direção à via Perimetral ou a bairros como o Mogilar, sem precisar utilizar a avenida Francisco Rodrigues Filho.

“Neste caso, a previsão é oferecer uma nova opção aos motoristas, diminuindo a quantidade de veículos que seguem pela avenida Francisco Rodrigues Filho. Além disso, ampliando a capacidade viária da avenida Pedro Romero no horário de pico, serão evitados problemas de fluidez”, disse José Luiz.

Nas duas avenidas em que as faixas reversíveis serão implantadas, agentes municipais de trânsito serão deslocados para pontos estratégicos para fazer o acompanhamento da movimentação dos veículos. Além disso, a Secretaria Municipal de Transportes colocará sinalização informativa sobre a medida. (Luiz Maritan)