Festa do Divino terá Entrada dos Palmitos na manhã deste sábado

Secretaria de Mobilidade Urbana

06 de junho de 2019
Entrada dos Palmitos é o ponto alto da programação folclórica da Festa do Divino e percorrerá algumas das principais ruas da região central de Mogi das Cruzes (Junior Lago/PMMC)

A região central de Mogi das Cruzes receberá, na manhã deste sábado (08/06), a Entrada dos Palmitos, ponto alto da programação folclórica da Festa do Divino Espírito Santo. O cortejo percorre algumas das principais ruas da região central da cidade e lembra a tradição da chegada dos moradores da zona rural para participar das comemorações em homenagem ao Divino e agradecer pela colheita e pela fartura.

A concentração dos participantes acontecerá na rua Doutor Ricardo Vilela, em frente à Capela Santa Cruz, a partir das 8h. Neste mesmo horário, as vias da região central serão totalmente interditadas. Após descer a rua Doutor Ricardo Vilela, os participantes acessarão a rua Doutor Deodato Wertheimer e a rua Doutor Paulo Frontin até chegar à Catedral de Santana.

Ao todo, 64 profissionais entre agentes municipais de trânsito, guardas municipais e policiais militares atuarão no controle do trânsito, com atenção especial nos cruzamentos e pontos de bloqueio. A previsão é que as intervenções sejam finalizadas por volta do meio-dia.

Para alertar os motoristas, foram colocadas faixas em pontos estratégicos do Centro e acessos. A principal orientação é evitar a região central, utilizando a via Perimetral para cruzar a cidade.

Terminado evento, os carros de boi se dispersarão pela Coronel Souza Franco, Doutor Correa, rua Navajas, passagem subterrânea Oswaldo Crespo de Abreu, avenida Carlos Ferreira Lopes e, finalmente, avenida Professor Ismael Alves dos Santos. Todas essas vias, logo, também ficarão provisoriamente interditadas. Já as charretes e cavaleiros farão a dispersão pelas ruas Padre João e Navajas.

Transporte Coletivo

A Entrada dos Palmitos também trará alterações para o transporte coletivo na manhã deste sábado. Os ônibus que saem do Terminal Central ou são provenientes da rua Braz Cubas e utilizam a rua Barão de Jaceguai como corredor deverão utilizar as ruas Ipiranga, Major Arouche de Toledo, Coronel Cardoso de Siqueira, Doutor Correa, Otto Unger, carmela Dutra, praça Norival Tavares, rua Duarte de Freitas e avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, de onde prosseguem pelo seu trajeto normal.

As linhas C001 (Circular Central), C601 (Alto do Botujuru), C602 (Botujuru), C691 (Sabaúna via Tronco) e C702 (Jardim Maricá via Cabo Diogo) deverão, ao sair do Terminal Central, utilizar a rua Sebastião Furlan, avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, rua Presidente Campos Salles, rua Engenheiro Gualberto, rua Cabo Diogo Oliver, rua Américo Rodrigues Da San Biagio e rua Doutor Deodato Wertheimer, voltando a seu trajeto original.

As linhas provenientes de Sabaúna, Botujuru e Cezar de Souza pela avenida Francisco Rodrigues Filho e que tenham o Terminal Central como destino utilizarão a via e o Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio para chegar ao terminal.

Já as linhas que partem do Terminal Estudantes e têm as ruas Doutor Correa e José Bonifácio como corredores para deixar a região central farão itinerário pela avenida Manoel Bezerra de Lima Filho, avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, rua Adriano Cezar Pinto, avenida São Paulo, rua Agostinho Caporali, rua Capitão Manoel Rudge, praça Norival Tavares e rua Coronel Souza Franco, de onde terão acesso à rua Doutor Correa e se itinerário normal. Quando o trânsito da rua Carmela Dutra for liberada, os itinerários das linhas E111 e E305 voltarão a ser feitos pela via e seguirão até a rua José Bonifácio.

As linhas intermunicipais da EMTU que seguem para Suzano, ao saírem do Terminal Estudantes, seguirão pela avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, passagem subterrânea Engenheiro Osvaldo Crespo de Abreu, avenida Francisco Rodrigues Filho, rua Doutor Deodato Wertheimer, rua Salvador Cabral, rua Cabo Diogo Oliver e Complexo Viário Jornalista Tirreno Da San Biagio, onde acessarão a avenida Governador Adhemar de Barros e seguirão seu itinerário normal.

Pentecostes

Já no domingo (20/05), a partir das 16 horas, acontecerá a procissão de Pentecostes. O cortejo sairá da Catedral de Santana e percorrerá as ruas José Bonifácio, Doutor Correa, Ricardo Vilela, Doutor Deodato Wertheimer e Doutor Paulo Frontin, até voltar à catedral.

As interdições nas vias que formam o quadrilátero começarão a partir das 15 horas. Da mesma forma que durante a Entrada dos Palmitos, a Secretaria de Transportes orienta os motoristas a evitar a região central e utilizar a via Perimetral como alternativa, caso seja necessário cruzar a cidade. Ao todo, 32 profissionais atuarão no controle do trânsito.

Festa do Divino

A Festa do Divino de Mogi é uma das maiores e mais antigas do Brasil, com mais de 400 anos de existência. A edição de 2019 tem como tema “Divino Espírito Santo: Renove a nossa Fé e a Transforme em Missão”.  A programação segue diariamente, com as alvoradas a partir das 5h, e a quermesse (a partir das 18h30, de segunda a sexta-feira, e das 14h, aos sábados e domingos), além das novenas e missas na Catedral de Santana, às 19h30. (Luiz Maritan)