Operadores do transporte e da Zona Azul têm palestra com bicampeão paralímpico

Secretaria de Transportes

22 de maio de 2019
Acessibilidade

Motoristas do sistema de transporte coletivo e operadores do estacionamento controlado de Mogi das Cruzes participaram, na manhã desta quarta-feira (22/05), de uma capacitação sobre atendimento à pessoa com deficiência. A atividade faz parte das ações do Maio Amarelo no município e contou com a participação do coordenador do Paradesporto e bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto.

“É importante mostrar as dificuldades que enfrentamos no dia a dia. Tínhamos problemas no transporte, mas hoje a situação no transporte coletivo está bem diferente. Os motoristas têm uma dinâmica muito boa com as pessoas com deficiência e muitos são amigos dos PCDs”, destacou Dirceu.

Além da palestra do bicampeão paralímpico, também foi realizada uma atividade com paratletas do Centro Municipal do Paradesporto, que fizeram uma demonstração sobre bocha adaptada. Atualmente, cerca de 840 pessoas são atendidas no local, um projeto da Prefeitura de Mogi das Cruzes.

“Hoje, temos 840 pessoas que saem de casa, fazem uma atividade física e se socializam. Além disso, para muitas destas pessoas, o treinamento diário é o trabalho delas. Por isso, a importância do serviço de transporte”, disse.

O secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida, destacou as ações que estão sendo realizadas em Mogi das Cruzes para a melhoria da mobilidade para pessoas com deficiência. Estão em andamento os trabalhos de implantação de 84 rampas de acessibilidade e 6 travessias elevadas, com recursos do convênio da Prefeitura com o Detran e de emenda parlamentar.

“Nos próximos 12 meses, serão implantadas mais 300 rampas de acessibilidade e 15 travessias elevadas, em todas as regiões da cidade. Os locais serão discutidos com o Centro Municipal do Paradesporto e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência”, disse o secretário.

Ele lembrou ainda que o novo contrato do estacionamento controlado prevê que as vagas de estacionamento exclusivas para idosos e para pessoas com deficiência fiquei localizadas próximas aos parquímetros para facilitar o acesso.

Maio Amarelo

Durante este mês, estão sendo realizadas diversas ações de educação para o trânsito e conscientização, dentro do Maio Amarelo. Entre os destaques da programação, que vai até o dia 31, estão dois ônibus caracterizados com a cor, o logo e o slogan da campanha que percorrerem linhas do sistema de transporte coletivo. Além disso, agentes municipais de trânsito estão em ônibus municipais orientando os passageiros sobre o comportamento seguro no trânsito, com foco principal no pedestre. As duas ações são inéditas em Mogi das Cruzes.

A programação também conta com atividades em cruzamentos de grande movimentação de pedestres e veículos, ações da Escola Mirim de Trânsito, blitz educativa, palestras e visitas a escolas. (Luiz Maritan)