Semáforos começam a funcionar no encontro da Perimetral com a avenida Francisco Nogueira

Secretaria de Mobilidade Urbana

02 de março de 2020
Novo conjunto de semáforos foi implantado no encontro da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, que é o início da rodovia Mogi-Bertioga, com a via Perimetral (Divulgação)

O encontro das avenidas Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e Doutor Álvaro de Campos Carneiro ganhará, a partir desta terça-feira (03/03), um conjunto de novos semáforos. Os equipamentos são inteligentes e têm como objetivo ordenar a passagem de veículos e dar mais segurança para a travessia de pedestres dos bairros no entorno do trecho inicial da rodovia Mogi-Bertioga.

Os novos semáforos foram implantados após estudos técnicos realizados pela equipe da Secretaria Municipal de Transportes. Os equipamentos contam com sensor que mede o volume de passagem de veículos, adaptando os tempos semafóricos para permitir maior fluidez. Além disso, eles contam com botoeiras para serem utilizadas pelos pedestres que desejam atravessar a avenida.

“Este ponto merece atenção por ser o encontro entre o trecho inicial da rodovia Mogi-Bertioga e o final da Via Perimetral. Assim, eram constantes as situações de conflito viário, principalmente nos finais de semana, quando muitos motoristas que desejavam acessar a Perimetral precisavam cruzar a avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira. Os conflitos também prejudicavam os pedestres, trazendo riscos para as travessias”, explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.

O secretário lembrou ainda que a implantação dos equipamentos faz parte de um convênio entre a Prefeitura de Mogi das Cruzes e o Detran para a melhoria da segurança em ruas e avenidas da cidade. Os locais que recebem melhorias fazem parte de um levantamento técnico conjunto que leva em conta número de acidentes registrados e o risco de novas ocorrências.

Também foram realizados os serviços de preparação para o início de operação dos semáforos. Entre as intervenções está a retirada de uma lombada existente no sentido centro-bairro da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, próximo ao local onde o semáforo foi implantado.

Dentro deste convênio com o Detran, foram implantados durante o mês de fevereiro semáforos nos encontros da avenida Fernando Costa com a rua João Fernandes de Lima e da avenida Ricieri José Marcatto com a rua Manoel Sanches Grillo. (Luiz Maritan)