Árvore comprometida será retirada no Mogi Moderno, com compensação ambiental

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

29 de novembro de 2019
Árvore localizada na rua Isidoro de Paula Boucault, no Mogi Moderno, compromete a segurança dos vizinhos e será suprimida (Divulgação/SVMA)

A Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a EDP São Paulo realizarão, nesta sexta-feira (29/11), a retirada de uma paineira de grande porte localizada na rua Isidoro de Paula Boucault, na altura do número 121, no Mogi Moderno. A árvore passou por avaliação da Secretaria do Verde, feita por um engenheiro agrônomo, que indicou o apodrecimento da base – o que pode comprometer a segurança de moradores e pedestres. Por isso, foi autorizada a supressão, que virá acompanhada de uma posterior compensação ambiental, com o plantio de 10 mudas na região.

O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a retirada de árvores em Mogi das Cruzes acontece apenas quando as espécies estão em estado irreversível – mortas e com risco de queda: “O trabalho foi feito por um engenheiro especializado na secretaria, com o auxílio de um penetrógrafo – equipamento que verifica a situação fitossanitária do interior do tronco. Como existe uma rede elétrica da EDP, acionamos a empresa e técnicos auxiliarão no trabalho, a fim de garantir a segurança do trabalho”, frisou.

O engenheiro Wilson de Souza Neto, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, fez a análise da árvore e acompanha o trabalho no local: “Recebemos manifestações dos moradores da vizinhança, que estão preocupados com uma possível queda. O laudo mostrou que a espécie está comprometida e estamos aqui para executar o trabalho em parceria com a EDP”, explicou.

Cobertura verde

O secretário Daniel Lima lembra que um dos principais objetivos da atual gestão é aumentar a arborização da cidade – que já é muito boa. “Mogi das Cruzes possui uma excelente cobertura verde e estamos trabalhando para que ela aumente ainda mais, tanto por meio de ações de plantio da Prefeitura como pela atuação da população”, explicou. A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente disponibiliza uma cartilha (clique aqui para ver) que oferece uma série de informações e dicas úteis para o plantio de árvores.

O documento foi elaborado pelos técnicos da secretaria e mostra as espécies próprias para o plantio urbano e também aquelas que não devem ser utilizadas, por possuírem raízes agressivas ou serem de grande porte. A cartilha traz ainda dicas de plantio e de manutenção, além de procedimentos necessários para a poda e o corte de arvores na cidade. O material é de fácil leitura, além de ilustrado com fotos para melhor compreensão.

Além disso, a cartilha mostra, por exemplo, que devem passar por análise da secretaria os pedidos de poda ou supressão de árvores, localizadas na área urbana e fora de Área de Preservação Permanente (APP), sempre de acordo com a legislação vigente. O processo inlcui solicitação, vistoria técnica e, de acordo com o tipo de árvore, ações complementares como compensações ambientais.

Outra iniciativa da secretaria foi a reabertura do Viveiro de Mudas do Parque Leon Feffer. O espaço recebe visitas de alunos da rede de ensino e também oferece mudas para os cidadãos que quiserem fazer o plantio, sempre com orientações técnicas sobre o manejo. Para mais informações, o telefone da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente é o 4798-5959. (Marco Aurélio Sobreiro)