Secretaria do Verde trabalha na organização da 3ª Mostra de Vídeos Ambientais

Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal

21 de fevereiro de 2020
Mostra de Vídeos Ambientais de 2018 foi pioneira e estimulou os jovens a produzirem reportagens sobre o tema "Resíduos Sólidos" (Ney Sarmento/PMMC)

A Secretaria do Verde já trabalha na organização da 3ª edição da Mostra de Vídeos, que será realizada em 17 de junho deste ano, durante o Junho Verde 2020, e terá terá como tema “A Cidade e a Natureza”. O objetivo é ampliar o campo de visão dos estudantes e explorar as relações existentes entre o ambiente natural - que circunda o município de Mogi das Cruzes - e o ambiente construído, com todos os problemas advindos da urbanização e as oportunidades de convívio entre o homem e o meio natural. A Mostra de Vídeos tem o apoio das Secretarias Municipais de Educação, de Cultura e da Diretoria Regional de Ensino Mogi das Cruzes - Secretaria Estadual de Educação.

A data limite para as pré-inscrições das escolas será o dia 28 de fevereiro. O período de produção e entrega das obras e documentação terá início no dia 2 de março e irá até 27 de maio. Já a exibição fechada para a Comissão Julgadora acontecerá em maio, com a exibição ao público e julgamento no dia do evento, em 17 de junho, no auditório do Cemforpe. A mostra será dividida em três categorias: Ensino Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio.

Uma Comissão Julgadora formada por jornalistas, professores, técnicos em audiovisual e técnicos em meio ambiente será responsável pela análise dos vídeos apresentados. Como ocorre todos os anos, no dia do evento o público assistirá a todos os vídeos selecionados pela Comissão Julgadora. Após a exibição, ocorrerá a Cerimônia de Premiação da 3º Mostra de Vídeos Ambientais.

Em 2018, a primeira edição do evento teve como tema “Resíduos Sólidos” e foi importante porque várias obras abordaram questões relativas à coleta seletiva, descartes inadequados, recursos naturais e desperdício. Já em 2019, na segunda edição da iniciativa, o tema foi “Água e Florestas”, quando os estudantes e professores puderam demonstrar a relação direta entre preservação da Mata Atlântica e produção de água, desperdício, os riscos dos desmatamentos e a importância da biodiversidade na manutenção das florestas.

Visita à TV Diário

Alunos da Escola Municipal Dr. Álvaro de Campos Carneiro e do CEMPRE Benedito Ferreira Lopes conheceram nesta sexta-feira (21/02) os estúdios da TV Diário. Elas foram duas das escolas vencedoras da 2ª Mostra de Vídeos Ambientais de 2019, organizada pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, nas categorias Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A visita com os alunos da CEMPRE Lourdes Romeiro Iannuzzi, vencedora da categoria Fundamental 1, acontecerá no dia 28 de fevereiro. Os vencedores da 3ª Mostra, em 2020, também conhecerão a emissora. (Marco Aurélio Sobreiro)