Abastecimento será suspenso na terça-feira (10/03) para melhorias no sistema

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

06 de março de 2020
Serão feitas limpeza e desinfecção do reservatório baixo da ETA Centro e limpeza e desinfecção de plataformas de tratamento, entre outros trabalhos preventivos (Foto: Julio Nogueira/Semae)

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) interromperá a distribuição de água pelas estações Centro e Leste, na próxima terça-feira (10/03), a partir das 2h, para manutenção preventiva e melhorias nas unidades de captação, tratamento, bombeamento e armazenamento de água. O abastecimento será retomado por volta das 18h, mas a normalização do serviço será de forma gradativa, devendo se estabilizar na madrugada ou manhã de quarta (11/03), principalmente nos pontos mais altos e que trabalham com redes bombeadas.

Serão feitas limpeza e desinfecção do reservatório baixo da Estação de Tratamento de Água (ETA) Centro; manutenção na válvula de retenção em bomba da estação de captação, no rio Tietê, e limpeza e desinfecção das plataformas de tratamento das ETAs Centro e Leste.

A autarquia também substituirá painéis elétricos da bomba de recalque da ETA Centro e de bombas da Vila Natal e Vila Oliveira – medida que possibilitará melhor controle da potência de bombeamento, menor consumo de energia elétrica e menos desgaste nas redes de distribuição, reduzindo, também, a frequência de vazamentos.

Devido a essa paralisação, a autarquia recomenda aos moradores que utilizem com economia a água armazenada em suas caixas-d’água, evitando a limpeza de carros e quintais e o desperdício em tarefas domésticas essenciais como a lavagem de louças e de roupas, além de reduzir o tempo de banho.

Ter um reservatório é fundamental para evitar transtornos durante os trabalhos de manutenção da rede ou outras intervenções que exigem a interrupção do abastecimento.

A reserva de 200 litros para cada morador é suficiente. Assim, uma casa com cinco pessoas deve ter uma caixa com capacidade para mil litros. Isso garante o abastecimento da residência por até 24 horas sem fornecimento de água. (Julio Nogueira)

Bairros afetados:

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 115.