Autarquia certifica servidores que fizeram treinamento de primeiros socorros

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

05 de abril de 2018

Funcionários do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) receberam, na tarde desta quinta-feira (05/04), na sede da autarquia, certificados de treinamento sobre primeiros-socorros. Foram 30 servidores, divididos em duas turmas, que receberam capacitação com carga horária de 8 horas para atuar de forma segura em caso de acidentes diversos. O objetivo é prepará-los para prestar os primeiros socorros às vítimas de eventuais acidentes no ambiente de trabalho.

O treinamento foi ministrado pelos enfermeiros Jefferson Azevedo de Oliveira (coordenador do Núcleo de Educação Permanente do SAMU de Mogi das Cruzes) e Fabio Caxico. Foram abordadas questões teóricas e práticas: os servidores utilizaram manequins para a prática de reanimação cárdio-pulmonar, pranchas de resgate, além de luvas, óculos e máscaras. Houve também simulações de situações reais, como quedas em escadas – que contaram com a participação dos próprios alunos, no papel de vítimas.

Outros dez servidores receberam o certificado de treinamento em altura, em que foram orientados sobre os requisitos e as medidas de proteção para esse tipo de trabalho.

Os certificados foram entregues pelo diretor do Departamento Administrativo, Clovis da Silva Hatiw Lú Jr. Os treinamentos são coordenados pelo setor de Segurança do Trabalho da autarquia. (Julio Nogueira)