Autarquia conclui obras e abastecimento é retomado em bairros da região leste

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

16 de junho de 2020

O Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) concluiu, antes do horário previsto, as intervenções na rede de água em bairros da região leste, que estavam programadas para esta terça-feira (16/06) e fazem parte das obras de setorização daquela área da cidade. Com isso, o abastecimento, que precisou ser interrompido às 10h, foi retomado por volta das 11h, de forma gradativa, e deve se normalizar durante a tarde. A autarquia fez interligações e instalou novas válvulas no sistema, com objetivo de melhorar a distribuição e reduzir perdas na distribuição.

As obras de setorização do setor de abastecimento leste, que é a região atendida a partir da Estação de Tratamento de Água (ETA) Municipal, no Socorro, tem como objetivo diminuir perdas de água, por meio do remanejamento do sistema de distribuição, dimensionamento e instalação de equipamentos para controle de pressão e vazão.

As setorizações estão previstas no Plano Diretor da autarquia e consistem em subdividir grandes redes em sistemas menores, chamadas de zonas de abastecimento e setores de controle, com operação independente. Isso facilita a manutenção, o controle do consumo e a identificação de vazamentos.

Os bairros beneficiados pelas obras vão de Sabaúna à Vila Oroxó, passando por todo distrito de Cezar de Souza, Jardim Maricá, Ponte Grande, Jardim Aracy e Itapeti, ao longo da margem direita do rio Tietê. O investimento é de R$ 6,7 milhões.

O projeto contempla várias intervenções no sistema de distribuição de água, como instalação de válvulas de manobras, ventosas, válvulas de descarga, interligações de rede, pontos de monitoramento de pressão, instalação de redes de distribuição de água, válvulas redutoras de pressão, macromedidores (hidrômetros de grande porte, instalados na rede), detecção de vazamentos não visíveis e telemetria de controle (medição à distância).

Com distritos de medição menores fica mais fácil identificar vazamentos para direcionamento mais rápido das equipes de manutenção. Além disso, com mais controladores de pressão, será possível manter o abastecimento com menos riscos de rompimentos nas tubulações.

A redução de perdas é um processo que demanda grandes investimentos, e isto vem sendo feito nos últimos anos pela autarquia. Entre estas ações, estão a substituição de hidrômetros antigos, já que aparelhos com mais de 5 anos podem não medir adequadamente o consumo. Atualmente, cerca de 96% dos hidrômetros do Semae estão na faixa de 0 a 5 anos de idade. São cerca de R$ 100 mil investidos por mês na substituição dos aparelhos.

O Semae também trabalha na detecção de vazamentos não-visíveis (que são aqueles em que a água não aflora à superfície), com o uso de equipamentos mecânicos e eletrônicos que detectam ruídos e identificam problemas na rede.

O Departamento Comercial da autarquia atua na fiscalização para identificar ligações clandestinas e outros tipos de fraude, bem como a correta classificação da categoria de consumo dos imóveis (residencial/comercial/industrial) que interferem no faturamento (devido à pandemia de Covid-19, esta ação está temporariamente suspensa).

Em 2017, o Semae concluiu a Setorização do Distrito de Braz Cubas, projeto semelhante ao que está sendo executado na região leste.

Está em fase de licitação, e que também contribuirá para a redução de perdas, a contratação de empresa especializada para execução de projeto de coleta de dados de controle de perdas e implantação de sistema de automação, telemetria e telesupervisão do Sistema de Abastecimento de Água de Mogi das Cruzes. O investimento previsto é de R$ 3,7 milhões. (Julio Nogueira)