DAEE analisará pedidos para melhoria da qualidade da água captada no Tietê para abastecimento público

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

29 de março de 2018

O superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, estipulou o prazo de três semanas para dar um parecer sobre as solicitações apresentadas pelo prefeito Marcus Melo e o diretor-geral do Semae, Paulo Beono Jr., para melhoria das condições da água captada no Rio Tietê para tratamento e abastecimento público de Mogi das Cruzes. O encontro ocorreu na manhã desta quinta-feira (29/03), em São Paulo, na sede do departamento responsável pela gestão dos recursos hídricos do Estado.

São três os pedidos apresentados: limpeza da vegetação aquática do Tietê (entre o ponto de captação da Sabesp, em Biritiba Mirim, e a captação do Semae, no bairro Rio Acima), estreitamento do diálogo entre Município e Estado sobre o regime de operação das represas de Biritiba e Salesópolis (o que interfere no nível, volume e qualidade da água do rio) e autorização (outorga) para que a autarquia mogiana capte água na barragem de Taiaçupeba.

O objetivo dessas medidas é evitar episódios como o dos dias 23 e 24 de fevereiro, quando uma mudança brusca no nível da água do Tietê provocou alta concentração de manganês (20 vezes acima da média do ano passado), o que casou também problemas no tratamento e coloração da água distribuída pelo Semae.

Com relatórios e gráficos, o prefeito e o diretor-geral mostraram a relação desse fato, na ocasião, com a diminuição da vazão na represa de Ponte Nova e aumento da descarga na barragem de Paraitinga, ambas em Salesópolis. A água de Paraitinga é mais turva e escura.

Também naquele dia, em apenas 30 horas o nível do rio na estação de captação do Semae baixou de 1,86 metro para 1,32 metro, provavelmente por conta do aumento do volume captado pela Sabesp em Biritiba Mirim. A brusca redução do nível pode ter arrastado matéria orgânica e sedimentos, provocando a elevação do manganês.

“É um problema que não pode acontecer de novo e merece toda nossa atenção. Vamos analisar isso. Já pedi todos os dados desse período à Sabesp. Se identificarmos que houve uma operação equivocada, e que tenha gerado o problema, tanto a diretoria do DAEE responsável, quanto a Sabesp, serão notificados, para que isso seja rediscutido e os dados fiquem mais disponíveis ao Semae. Essa troca de informações não pode ficar na base do telefone”, assegurou Borsari

“Precisamos analisar também o porque a qualidade da água do Tietê cai tanto. O que temos naquele trecho?”, questionou o superintendente ao comentar as informações apresentadas pela autarquia sobre a existência de plantas aquáticas que sujam o rio. Essa vegetação sugere a presença de matéria orgânica resultante do lançamento irregular de esgoto a montante (antes) da captação do Semae.

Borsari sugeriu um trabalho de “caça-esgoto” no trecho, feito com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e em parceria com os municípios de Salesópolis e Biritiba Mirim, tendo o próprio DAEE como tomador dos recursos – o que também será analisado.

O prefeito fez uma avaliação positiva da reunião. “Nossa presença no DAEE foi para melhorar a comunicação entre o departamento e o Semae. O superintende Ricardo Borsari se mostrou disposto em resolver as questões que apresentamos para não permitir que o problema da qualidade da água ocorra novamente”.

O diretor Paulo Beono protocolou no órgão estadual, também na manhã desta quinta (23), o requerimento para obtenção de Declaração sobre Viabilidade de implantação de Empreendimento, uma fase preliminar à outorga de captação de água na represa de Taiaçupeba, no território de Mogi das Cruzes.

“Se concedida a autorização, o Semae necessitará de investimentos de médio a longo prazo, já que será preciso uma nova estação de tratamento e reservatórios, ou uma adutora ligando a represa às nossas unidades de tratamento. Estamos tratando do futuro do abastecimento do município”, ressalta Beono.

Também participaram do encontro o secretário municipal de Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, o diretor do Departamento de Operações do Sistema de Água do Semae, Marcelo Vendramini, e o vereador Antonio Lino. (Julio Nogueira)