Funcionários fazem visita a concessionária de energia e conhecem ferramentas de gestão

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

16 de agosto de 2017

Dando sequência à troca de experiências com empresas públicas e privadas para discussão e possível implementação de novas ferramentas de gerenciamento para otimização do trabalho e melhoria do atendimento aos cidadãos, funcionários do Departamento Comercial do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) visitaram a unidade de São José dos Campos da EDP, concessionária de energia que atende o Alto Tietê e Vale do Paraíba

"Fomos conhecer os procedimentos da empresa na relação com o consumidor e ver o que podemos implementar aqui no Semae", explica o chefe da Divisão de Serviços Comerciais, Wesley Machado. "Absorvemos algumas ideias e avaliaremos o que será mais viável", explica a encarregada do setor de Faturamento e Cobrança, Gabriela Almeida dos Santos.

Entre as propostas avaliadas estão os parcelamentos e refinanciamentos de dívidas, revisão de contas e atuação dos agentes de leitura, entre outras iniciativas para melhorar a relação do Semae com os clientes. Também participou do encontro em São José dos Campos a funcionária Priscila Tsukada, do Cadastro Comercial.

O objetivo da troca de experiências é também a modernização dos serviços, iniciativa que tem sido constante na autarquia nos últimos meses, como a recém-lançada Agência Virtual (www.semae.sp.gov.br), por onde é possível obter segunda via de conta, relação de débitos, histórico de consumo e certidão negativa de débitos, entre outros serviços.

O Semae também informa, via mensagens de celular, o andamento de processos como pedidos de ligações de água, revisão de valor de conta e outros procedimentos. A autarquia adotou um moderno sistema de monitoramento e controle online das ordens de serviço e prepara o lançamento de um aplicativo de celular, o Semae Conecta, que será mais uma ferramenta para facilitar a vida do cidadão e melhorar os serviços prestados aos moradores. (Julio Nogueira)