Glauco Luiz Silva assume Diretoria-Geral do Semae

Serviço Municipal de Águas e Esgotos

02 de julho de 2018

O prefeito Marcus Melo anunciou, na tarde desta segunda-feira (02/07), o nome do novo diretor-geral do Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae), Glauco Luiz Silva, em cerimônia de posse realizada no gabinete. Glauco substitui o engenheiro civil Paulo Beono Jr., que ocupava o cargo desde janeiro de 2017.

“O Glauco é uma pessoa competente, que tem todas as condições para fazer um bom trabalho à frente da autarquia. Avançamos muito nos últimos anos, mas ainda são grandes os desafios, demandas e melhorias a serem implementadas nos serviços de saneamento em uma cidade com quase 500 mil habitantes”, afirmou o prefeito.

Glauco nasceu em Mogi das Cruzes. É bacharel em Direito pela Universidade de Braz Cubas (UBC) e pós-graduado em Gerência de Cidades pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Trabalhou na Prefeitura de Mogi de 2001 até 2006, ano em que assumiu a diretoria-geral adjunta do Semae – onde permaneceu até 2008.

De 2010 a 2014, atuou como chefe de expediente na Câmara de Mogi das Cruzes. E de 2015 a 2018, foi secretário municipal de Administração da Prefeitura de Campos do Jordão. É casado e tem uma filha.

“Assumir o Semae é uma grande responsabilidade. Quero continuar trabalhando para manter a eficiência e eficácia para melhorar os índices de coleta e tratamento de esgoto. Atuarei de maneira firme para que isso ocorra. A autarquia vem funcionando bem, mas o objetivo é fazer com que funcione ainda melhor”, disse o novo diretor.

O Semae fornece água a 98% do território urbano de Mogi das Cruzes. O sistema é composto por estação de captação, no Rio Tietê, duas estações de tratamento (ETA Centro e ETA Leste), 30 reservatórios, 26 estações elevatórias e 1.200 quilômetros de redes de distribuição.

A cidade conta ainda com as estruturas de abastecimento de núcleos isolados, que contam com poços artesianos, casa de química para tratamento da água, sistema de bombeamento, reservatórios e rede de distribuição.

Na média de todos os hidrômetros da cidade, o consumo de água em Mogi das Cruzes é de 615 litros por segundo, o que dá 2,2 milhões de litros por hora ou 53 milhões de litros por dia.

Em relação à coleta e tratamento de esgoto, os índices atuais são de 95% e 61%, respectivamente. A cidade conta com uma estação de tratamento (a ETE Cezar de Souza), 35 estações de bombeamento e 800 quilômetros de redes coletoras.

Atualmente, a autarquia realiza obras importantes como o Centro de Reservação Vila Moraes, implantação dos Sistemas de Abastecimento Jundiapeba e Oroxó, e sistema autônomo de esgotamento sanitário na Vila Andrade, em Sabaúna, entre outras.

Ranking

Mogi das Cruzes está em 32º lugar no Ranking de Saneamento 2018, elaborado pelo Instituto Trata Brasil com as 100 maiores cidades brasileiras. Embora tenha caído três posições em relação ao ranking do ano passado, Mogi segue com bons indicadores, que a colocam à frente de 21 capitais, como Palmas (33º lugar), Brasília (35º), João Pessoa (37º) e Rio de Janeiro (39º), e de cidades maiores e mais ricas, entre elas Santo André (43º), e São Bernardo do Campo (44º).

Das 31 cidades que ficaram à frente de Mogi, somente nove contam com sistema municipal de saneamento (nas outras 22, os serviços de água e esgoto são de responsabilidade de empresas estaduais ou privadas). Entre as autarquias municipais, portanto, o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) de Mogi das Cruzes ficou em 10º lugar no País – neste quesito, melhorou duas posições em relação ao ranking de 2017, quando ficou em 12º.